segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mosqueiro com internet livre

A internet, que até pouco tempo estava restrita à população com maior poder aquisitivo no mundo, hoje, superou as barreiras das classes sociais e passou a fazer parte do dia-a-dia da população mais pobre. Mais um exemplo dessa democratização da tecnologia ocorreu no último sábado, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com a inauguração do 110° infocentro no estado do Pará, por meio do programa Navegapará.

Localizado no bairro do Aeroporto, o infocentro tem a missão de capacitar crianças, jovens e adultos para aperfeiçoarem seus conhecimentos e, consequentemente, melhor colocação no mercado de trabalho. Por meio de uma parceria entre a Associação Movimento de Ação Comunitária de Mosqueiro e governo do Estado, moradores de todos os bairros da ilha terão a oportunidade de caminhar para um futuro com mais dignidade.

A inauguração oficial do infocentro foi feita no sábado, 24, pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, mas desde março o espaço está em funcionamento, atendendo 200 pessoas cadastradas. "Aqui em Mosqueiro, mais uma vez, cumprimos o nosso papel, ou seja, democratizar o acesso à internet para todas as pessoas", ressaltou o secretário.

Para a presidente da Associação Movimento de Ação Comunitária de Mosqueiro, Maricléia Lochard Monteiro, a construção de infocentros no distrito é "a realização de um sonho de várias pessoas que lutam pela melhoria de vida dos moradores da ilha que não têm condições de pagar por um curso de informática".

Entre esses moradores, está a diarista Paula Fernanda, que desde maio faz o curso de informática básica. Ela comenta que se não fosse o espaço de capacitação, nem ela nem o filho, Jhemerson Santos Cristiano, de 8 anos, teriam condição de pagar pelo menos o curso básico, em média oferecido no valor de R$ 30,00 por mês. "Essa é uma chance que mais tarde permitirá a mim e ao meu filho oportunidade de emprego", disse ela, otimista.

Internet livre - Os primeiros infocentros implantados no território paraense pelo Navegapará ocorreu em 2007, um no bairro da Marambaia e o outro no Guamá. Agora, esse número saltou para o de 110° espaços de formação.

Mas a democratização da internet no estado não se faz apenas com infocentros. O distrito, que atrai milhares de pessoas em período de férias escolares e feriados, também recebeu dois pontos de internet livres: um localizado na praia do Chapéu Virado e o outro na praça matriz, em frente ao mercado municipal, com até cem metros de alcance.

Além do serviço de internet livre, os mosqueirenses receberam também maquinário para manutenção das ruas do distrito. O secretário Maurílio entregou diretamente ao agente distrital de Mosqueiro, Ivan Santos, as chaves de uma patrol, uma pá mecânica e dois caminhões caçambas.

Para ele, as máquinas vão somar com outras ações da administração de Belém para a melhoria dos bairros da ilha. Ivan comentou que, a partir de meados de agosto, as máquinas funcionarão plenamente, porque ainda serão realizadas reuniões com lideranças dos bairros, para que se faça o mapeamento das necessidades emergenciais de cada um.

Fonte: Agência Pará

Um comentário:

  1. Parabéns ao povo de Mosqueiro!
    É a inclusão social através da inclusão digital. Eu Ricardo Brito lutei muito para conseguir trazer o Progarama NAVEGAPARÁ para a Ilha de Mosqueiro, especificamente para o bairro do Aeroporto. Fui o Diretor da Associação Movimento de Ação Comunitária-MAC na gestão 2007-2009. No Governo do Estado do Pará tivemos a oportunidade de trazer a nossa ilha, a noss bairro vários projetos e ações. Construí com recursos próprios a sala aonde hoje funciona o INFOCENTRO MAC, O GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ concedeu através de comodato: computadores, ar condicionado, cadeiras, mesas, quadro magnético e irá pagar durante dois anos a energia elétrica.
    É bom saber que nós como Sociedade Civil Organizada temos um olhar diferenciado pelo Governo do Pará. E pensar que antes tinhamos que pagar cinco reais para imprimir um curriculum, e hoje poderemos fazer isso de graça.
    Infelizmente a Regina Barata e o Amaury, na eleição de 2009 do MAC,apoiaram uma candidata que hoje apoia candidatos de outro partido, é triste saber que algumas lideranças não reconhecem o que este atual governo fez e faz pelo nosso povo.
    Sinto-me feliz com o programa nos trouxe de bom, sei que fiz a minha parte como cidadão.
    Continuamos lutando para um dia ver o povo de nossa ilha chamada Mosqueiro vivendo em condições mais dignas, com uma boa eduacação, saúde e mais politícas públicas.
    PARABÉNS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ.

    RICARDO BRITO
    AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
    FARMACÊUTICO
    ESPECIALISTA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

    ResponderExcluir