terça-feira, 13 de setembro de 2011

Airton Faleiro defende criação do estado do Tapajós em entrevista à RBA TV

O deputado Airton Faleiro, que integra a Frente Pró- Criação do Tapajós, foi entrevistado nesta terça-feira, 13, pela equipe de reportagem da RBA TV.


Em pauta o início da campanha para saber a opinião da população paraense sobre a criação dos estados do Tapajós e de Carajás.


Na conversa com o jornalista Henrique Miranda, Faleiro lembrou que há uma grande ausência do Governo do Estado na região e que um dos problemas que leva a população a querer a emancipação é, além das distâncias, as estradas e lembrou um fato histórico :


“Houve época em que durante 10 anos não se asfaltou nem um quilômetro de estradas vicinais ou rodovias na região Oeste do Pará”.


Airton Faleiro disse também que há mais de 200 anos o povo do Oeste já alimenta a esperança de emancipação. Outro argumento para a criação do estado do Tapajós são as distâncias:


“Tem morador do interior que leva dois dias para chegar em Santarém e depois, se tiver que resolver um problema na capital, Belém, tem que viajar mais dois ou três dias”.


O deputado diz também que na primeira fase de atuação da Frente houve a criação de comitês nos municípios que poderão vir a compor o novo estado do Tapajós e o registro da Frente. Agora, em uma segunda-fase, virão os atos públicos, comícios de convencimento.


Faleiro acredita que é necessário informar mais a população sobre o detalhamento legal e jurídico do plebiscito.


Finalizando, Faleiro disse que “ a população do Oeste do Pará vive um bom momento porque com a criação o novo estado já nasceria com o asfaltamento da rodovia Santarém-Cuiabá e a Transamazônica, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a Usina Hidrelétrica do Tapajós. Além dos recursos florestais, industrialização de matéria-prima, agropecuária e a instalação da Universidade Federal do Oeste do Pará, que, em pleno funcionamento, atenderá a 10 mil estudantes”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário