segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sairé na ALEPA



Texto : Edir Gillet
Fotos : Oseas Santos - clique na imagem para ampliar.

Mais de vinte e cinco integrantes do boto Tucuxi, que faz parte, junto com o boto Cor-de-Rosa, do festival do Sairé, em Santarém, se apresentaram ontem, no plenário da Assembléia Legislativa do Pará, como parte da solenidade que marcou o dia Mundial do Turismo.

A apresentação foi um sucesso e arrancou aplausos das autoridades e representantes do setor de turismo paraense e nacional.

A coreografia da dança sensual e de sedução foi realizada com a presença do boto, em forma de animal e em forma de gente. Também fez parte da dança a Cabocla Borari, que significa o nome da etnia indígena que habitou aquela região.A rainha do Sairé, Ana Lucila e a rainha do Lago Verde, Mayanny Belo, também mostram ao público os passos de carimbó.


O boto Tucuxi é bi-campão do festival do Sairé, realizado em Alter do Chão, no mês de setembro. O Boto Tucuxi já ganhou seis títulos, dos treze já disputados.

O seu oponente, o boto Cor-de-Rosa, já arrebatou sete vitórias.

Histórico
Segundo informações da secretaria de Cultura de Santarém, o Sairé é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia e resiste há mais de 300 anos.

O Sairé consiste em um ritual religioso que se repete durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, que inclui ladainhas e rezas, seguida da parte profana da festa, representada pelos shows artísticos, com a apresentação de danças típicas e o confronto dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa.

A festividade dura cinco dias e marca o entrelaçamento social e cultura entre os colonizadores portugueses e índios da região do Tapajós.

“ Há treze anos resolvemos criar esta manifestação da disputa dos botos para evitar que a festa do Sairé fosse apenas um encontro de farra e praia. Fizemos isso para resgatar a lenda mais genuína do nosso folclore”, disse Edilberto Ferreira, presidente do Tucuxi e um dos fundadores da disputa entre os botos.

Este ano o Tucuxi se apresentou com mais de 700 brincantes. Já o Cor-de-Rosa levou mais de 500 para a avenida.

“Fico muito feliz em poder trazer para esta solenidade na Alepa um pouco da cultura e do folclore de Santarém”, disse o deputado Airton Faleiro, autor da idéia de trazer a apresentação para a solenidade em homenagem ao turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário