quarta-feira, 30 de abril de 2014

BELTERRA – 80 ANOS


O município de Belterra completa 80 anos no próximo dia 4. E na programação de aniversário começa que hoje (30), os belterrenses serão contemplados com a implantação do wi-fi (gratuito) no Bosque das seringueiras. No mesmo local, será entregue as tarefas da XVI Gincana Cultural. Em seguida, haverá show musical da Cia Sertaneja. 
O deputado Airton Faleiro estará prestigiando o evento. A programação segue até o dia 04 com várias atrações e benefícios a população, como entrega da Casa do Conselho Tutelar, entrega do Novo Espaço do Setor de Endemias Inauguração da Academia da Saúde (Estrada 4), inauguração da Escola Santa Izabel (Km 130), implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/Belterra, entre outros. Na ocasião, haverá exposição e comercialização dos produtos da VII Feira da Produção Familiar.

História
Fundada no dia 04 de maio de 1934, Belterra, localizada na rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), distante 45 quilômetros de Santarém, Oeste do Pará Com a expansão do comércio da borracha, iniciou-se uma nova fase de ocupação da Amazônia a procura pelas seringueiras. Henry Ford, dono da companhia Ford, líder na indústria automobilística nos Estados Unidos, tinha como objetivo implantar um cultivo racional de seringueiras e transformar a Amazônia na maior produtora de borracha natural do mundo. A descoberta pela área propicia para o projeto de Ford se deu numa planície elevada às margens do Rio Tapajós, coberta por densa floresta, a que foi de chamada de Bela Terra, logo depois passou a ser denominada de Belterra - "a cidade americana no coração da Amazônia". O projeto teve início e uma estrutura nunca antes montada em toda a região foi dando vida à futura cidade modelo. Grande parte dos trabalhadores braçais vinha do sertão nordestino, fugindo da seca, e encontravam no projeto de Henry Ford a salvação.
De 1938 a 1940, Belterra viveu o seu período áureo e foi considerado o maior produtor individual de seringa do mundo. No entanto, o final da 2ª Guerra Mundial, a morte do filho de Henry Ford, o projeto sofreu decadência. A partir daí, a área foi negociada para o Brasil. 
A cidade se transformou em Estabelecimento Rural do Tapajós (ERT). Somente em 1997, os moradores de Belterra conseguiram a emancipação do município.
Belterra conta com muitos atrativos históricos e culturais, além da arquitetura das residências, que lembram vilarejos do Sul dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário