segunda-feira, 31 de maio de 2010

Frutal Amazônia e Flor Pará 2010

Este ano a Frutal Amazônia e a Flor Pará, terão 330 estandes de flores, frutas, artesanato, agricultura orgânica e produção familiar, palestras e cursos técnicos distribuídos nos temários de frutas e agroindústria e agricultura familiar, e novidades como o salão do chocolate, Fórum Amazônico de Plantas Medicinais e o Encontro Latino Americano de Dendê. As feiras esse ano recebem pela primeira vez representantes da comunidade européia que vem para conhecer os produtos amazônicos, são compradores e investidores do setor.

A Frutal Amazônia e Flor Pará acontecem de 24 a 27 de junho no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Hoje a produção anual paraense está em torno de 1,5 milhão de flores tropicais, ornamentais, folhagens e gramas. O mercado interno absorve 70% dos produtos e 30% da produção representada por orquídeas, abastece o mercado nacional nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e na capital federal.

As frutas paraenses, muitas consideradas exóticas também tem agradado o mercado nacional e internacional, nos últimos cinco anos a exportação de sucos saltou de 5.418 toneladas em 2004, para 11.350 toneladas em 2009. A receita gerada nesse período passou de US$ 6,42 milhões para US$ 27,97 milhões, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), colocando o Pará em terceiro lugar no ranking de exportações do sucos no Brasil.

Eventos promovidos pelo governo do estado e parceiros, com credibilidade nacional e até internacional como o Frutal Amazônia e o Flor Pará tem garantido visibilidade ao produto paraense, as feiras da fruticultura, floricultura e agroindústria edição 2010, lançadas oficialmente na manhã desta quarta-feira (07) na Secretaria de Estado de Agricultura, representam o maior evento do agronegócio na Amazônia.

Nos últimos quatro anos o Frutal Amazônia e o Flor Pará, acumularam um publico visitante superior a 133 mil pessoas, cerca de 75 milhões de reais nas rodadas de negócios e 60 milhões de reais em negócios realizados nos estandes de exposição.

Fonte: Sagri.

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