quarta-feira, 24 de julho de 2013

CONTAG e IFB oferecerão cursos técnicos para trabalhadores e trabalhadoras rurais




A CONTAG apresentou esta semana, durante reunião com representantes das FETAGs, a proposta do acordo de cooperação para qualificação profissional que a entidade firmou com o Instituto Federal de Brasília (IFB). As ações estão em sintonia com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo) e prevê a realização de cursos técnicos para trabalhadores e trabalhadoras rurais que já concluíram o ensino médio, dirigentes e assessores de entidades representativas do campo e lideranças de base.





Inicialmente, as atividades educativas serão destinadas para o Distrito Federal e mais seis estados: Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Goiás, Tocantins e Bahia. Os cursos são os de técnico em Cooperativismo, em Agroindústria e em Serviços Públicos. A previsão de início é 26 de agosto. Cada turma será formada por 40 pessoas que serão mobilizadas pelas FETAGs, a partir do perfil de envolvimento com os processos organizativos e formativos do movimento sindical do campo.

De acordo com Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, a intenção é de que estas experiências sirvam de modelo para todo o Brasil. “Estamos estruturando a proposta para que ela seja uma referência na busca de parcerias com outros institutos na realização de cursos técnicos para outros estados numa articulação com as FETAGs”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário