terça-feira, 13 de julho de 2010

Lideranças do Marajó aderem à candidatura de Airton Faleiro

O candidato a deputado estadual, Airton Faleiro, do Partido dos Trabalhadores, reuniu-se no último fim de semana, no Marajó, com lideranças de Soure e Salvaterra, com o objetivo de identificar o dia a dia dos trabalhadores do meio rural, entre os quais, extrativistas, agricultores, pescadores, artesãos, representantes de associações de moradores, de mulheres, juventude e de sócios de entidades agroecológicas. Entre as entidades presentes destacou-se o trabalho apresentado por representantes da Cooperativa Mista Agroecológica de Salvaterra (Comas), a Associação de Filhos e Amigos do Condeixo, Associação de Agricultores e de Jovens Agricultores. Por sentirem-se representados, eles afirmaram apoio ao candidato petista diante do histórico de lutas e de compromisso que possui com as redes sociais e com trabalhadores do campo.

Durante a reunião com o candidato Faleiro, os trabalhadores expuseram seus instrumentos de sobrevivência, ressaltaram as necessidades de melhorias e falaram sobre a vontade que possuem em busca da agregação de valor aos produtos in natura, que representam a subsistência de centenas de famílias do meio rural e que uma vez beneficiados, poderão garantir maior geração de renda familiar e consequentemente, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento auto sustentável para a comunidade.

A Cooperativa Mista Agroecológica de Salvaterra (Comas), da comunidade da Vila do Caldeirão do município de Salvaterra, por exemplo, tem como principal meio de sobrevivência a venda in natura e o beneficiamento do pescado. Além da comercialização do peixe, eles utilizam os restos para compostagem (adubo orgânico) durante o plantio e transformam o couro em sandálias e bijouterias. A cooperativa agrega pescadores, agricultores e mulheres que a partir do beneficiamento do pescado ajudam com o aumento da renda familiar.

Segundo o tecnólogo em beneficiamento e também presidente da Cooperativa Agroecológica, Gabriel Mendes, o ato da comunidade garantir a produção sem utilização do adubo químico já potencializa a Comas para inclusão de seus produtos no mercado. Gabriel falou sobre a importância em ter um representante, deputado estadual, oriundo da agricultura familiar. “Precisamos de um representante que tenha comprometimento com o homem do campo e com o desenvolvimento do estado do Pará. Este é um diferencial que poder trazer benefícios e crescimento para a comunidade de Caldeirão”, declarou o tecnólogo. Ele também falou sobre o compromisso dos trabalhadores de Caldeirão com o meio ambiente e com o trabalho ecologicamente correto.

Os trabalhadores da Vila do Caldeirão trabalham ainda com agricultura familiar, a exemplo do plantio de abacaxi e da mandioca e com a transformação de garrafas Pets em produtos de utilidade e brinquedos infantis e com a transformação de pneus em móveis.

Airton Faleiro mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado pela cooperativa: “vocês estão de parabéns pelo empenho a iniciativas tão inovadoras”, comentou o candidato do PT. Ele lembrou que, o grupo de trabalhadores organizados deve pensar em consolidar um projeto que contemple um arranjo produtivo local.

Soure – No município de Soure várias foram as Organizações Não Governamentais que garantiram apoio ao candidato Airton Faleiro, entre as quais a Associação de Jovens Produtores de Soure, a entidade Soure Social, a Associação de Agricultores de Soure e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário