sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XV IFNOPAP começa viagem rumo ao Baixo Amazonas






Uma oportunidade para conhecer e mostrar a Amazônia. Foi assim que as diversas instituições parceiras do XV Seminário Embarcado do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia (IFNOPAP), promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), definiram a viagem de dez dias rumo ao Baixo Amazonas. De 13 a 22 de outubro, cerca de 200 pesquisadores, estudantes e representantes de várias instituições visitarão as cidades de Alenquer, Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná e Santarém, levando a bordo pesquisa, releituras e diversos serviços e projetos de extensão.
Projeto leva ciência a regiões da Amazônia e traz a Amazônia para perto dos pesquisadores – O vice-reitor da UFPA e coordenador da Universidade Multicampi, Horácio Schneider, representando a Instituição na programação de abertura, confessou sentir inveja dos participantes do evento pela oportunidade que terão de conhecer a região. “Na primeira vez que o projeto visitou o Baixo Amazonas, eu estava a bordo. Víamos matas, que eram como pequenas ilhas flutuando nos rios, abrigando espécies e pensávamos no quanto aquele fenômeno impactava na biodiversidade da Amazônia. Ainda hoje, é impressionante como muitas variedades de peixes, para falar só em peixes, são desconhecidas da ciência. O IFNOPAP possibilita esta experiência e a vivência da Amazônia é sempre uma experiência nova”, garante o pesquisador.
Na mesa de abertura do evento, a coordenadora do IFNOPAP, Socorro Simões, agradeceu os diversos apoios que recebeu para que o Seminário Embarcado fosse possível. “Primeiramente, agradeço à UFPA que sempre apoiou e acreditou nas ideias que resultam neste resultado extraordinário”, assegurou. “E agradeço a todos que deixaram suas unidades e instituições e cruzaram os céus e percorreram estradas para agora poderem entrar neste barco e participar do XV IFNOPAP, beneficiando aqueles que vivem nos locais próximos às margens dos rios por onde passaremos ao longo desta programação”.
Parcerias - A pesquisadora também agradeceu o apoio do governo do Estado do Pará, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapesp), à Universidade Federal do Oeste do Para (Ufopa), à Universidade do Estado do Pará (Uepa), à Secretaria Estadual de Educação, à Secretaria Estadual de Comunicação, à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, à Polícia Militar – que disponibilizou um contingente que acompanhará a viagem -, e aos patrocinadores do evento: Belém Importandos, Refrigerantes Cerpa, Hiléia e Escritório de Advocacia Raimundo Canto.
Para o diretor de Extensão da Uepa, Mário Brasil, que representava a Instituição na mesa de abertura do IFNOPAP, “é uma satisfação saber que o Projeto existe e é uma vitória a parceria entre as universidades públicas que a organização do evento promove levando o conhecimento além e permitindo que ele seja disseminado entre todos”. Já Marcos Ximenes, representante da Ufopa, lembrou o esforço do projeto em manter suas atividades há 15 anos. “Nossos colegas, que estão participando do evento, estão esperando todos em Santarém, sede da Ufopa”, assegurou.
Coração da Amazônia - “Um encontro no coração da Amazônia é sempre um encontro com nós mesmos”, definiu Mário Ribeiro, diretor presidente da Fapespa e representante do governo do Estado na programação. Para ele, a Amazônia enfrenta, ao longo da história, dificuldades de ser “abrasileirada” justamente devido à falta de conhecimento e de interação com a região por parte da população. “Este projeto é um exemplo, uma maneira de tornar a Amazônia realmente brasileira, no sentido de permitir conhecer as culturas e a biodiversidade da região. De fato, algo só é realmente ‘nosso’ quando temos conhecimento e sentimos isso no nosso coração. A Fapespa apoia o IFNOPAP de uma forma simples, e não da maneira como gostaríamos, mas com muito coração”, defendeu.
Serviço:
Saiba mais sobre o IFNOPAP e acompanhe a viagem pelo site: http://ifnopap.blogspot.com/
Período: 13 a 22 de outubro de 2011
Leia Mais: Ciência e cidadania embarcam no XV IFNOPAP
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Karol Khaled


Confira a Programação:

PROGRAMAÇÃO DO XV IFNOPAP EM ÓBIDOS
19/10 - 08:00 - Grupos realizarão um City Tour com visita alternada ao Museu, Quartel, Fortes, Serra da Escama, Igreja de Sant’ana e demais prédios históricos do Município. A partir disso, propor atividades para a dinamização do Museu Contextual e contribuir para o desenvolvimento do turismo local. - Coordenação: Prof. João Tristan (CFI/UFOPA)
19/10 - 14:00 - MESA REDONDA: Memórias e Identidades Obidense - 1º Debatedor: Registro da Memória Cultural Quilombola (Profª Aldenira Scalabrin - CFI/UFOPA); 2° Debatedor: Culturas Literárias de Óbidos (Prof Itamar Paulino - CFI/UFOPA); 3° Debatedor: A Cabanagem na Região Oeste (Prof Márcia - CFI/UFOPA);


O XV IFNOPAP EM ALENQUER
19/10 - 08:00 - Visita à Cachoeira do Vale do Paraíso, Cidade dos Deuses e Ilha do Meio (criação de quelônios). Comunidade de Pacoval (quilombola e madeireiros) - Coordenação: Prof. Roberto Paiva (CFI/UFOPA).
19/10 - 14:00 - PALESTRA “Cultura Popular e Folclore de Alenquer” - Coordenação: Prof. Roberto Paiva (CFI/UFOPA)


Programação do XV IFNOPAP em Oriximiná!
19/1008h
Excursão: Atividade de reconhecimento de áreas desmatadas no município de Oriximiná onde podem ser identificados castanhais remanescentes a beira de estrada. Visita à Mineração Rio do Norte. - Coordenação: Profa. Suemi (UFOPA)
14h
MESA REDONDA - Moderador: Prof. Dr. Domingos, Diretor do Campus Oriximiná. - 1º Debatedor: Território, Biodiversidade e Cultura Ribeirinhos (a definir/UFOPA); 2º Debatedor: Povos Quilombolas (Prof. Ricardo Scoles/CFI-UFOPA); 3º Debatedor: Povos Indígenas Profª Myrian/CFI-UFOPA).


Programação do XV IFNOPAP em Santarém!
17/10
8h
Recepção à Expedição Reitor Seixas Lourenço/UFOPA
15h às 18h
PAINEL "O Século XXI, a Educação e a C&T no país e no Pará - Coordenação: Reitor da UFOPA Prof. Seixas Lourenço, Relator: Prof. Aldo Queiróz/UFOPA, Secretário de C&T do Pará e ex-reitor da UFPA Prof. Alex Fiúza de Melo e os Professores Armando Mendes/UFPA, Aloylson Pinto/UnB, Carmem Castro/CAPES-MEC, Leda Figueredo/UNICAMP, Ubiratan/FAPESPA e Marcos Ximenes/IEG-UFOPA.
MINI – CURSO “Literatura o quê? e pra quê?” – Dr. Frederico Fernandes ( UEL)
MINI – CURSO ”Literatura Oral e interdisciplinaridade” – Dr. Mário César Leite (UFMT)
MINI – CURSO "Utopia e Distopia na Representação da Floresta em Euclides da Cunha" Dr. Leopoldo Bernucci (UC Davis – Califórnia)
18/10
8h
Visita à Alter do Chão - Coordenação Geral: Profa. Sandra Silva CFI/UFOPA
10h Visita à Escola da Floresta para conhecer os projetos desenvolvidos (criação de abelhas, trilhas, hortas, casa de farinha, etc.), relacionando a biodiversidade amazônica. Antes de chegar a Escola parada em área de savana para conhecer as características deste ecossistema amazônico. Guia Acadêmico: Profa. Chieno/UFOPA
14h
PAINEL "Recursos Hídricos e Minerais, Clima, Biodiversidade E Diversidade Cultural Na Região Oeste Do Pará: Interação Essencial" - Coordenação: Profa. Dóris Faria (CFI/UFOPA), Relatora: Prof. Pedro Leal (ICS/UFOPA), Professores da UFOPA Reinaldo Peleja/ICTA, Perigovitch/IEG, João Feitosa/ICED, Lauro Barata/IBEF e Delma Pessanha (ICS/UFOPA).
19/10
8h30
Palestra “Os (índios) Zoé: suas impressões sobre o mundo dos brancos numa viagem histórica” - Dra. Anna Suelly Arruda Cabral (UnB)
9h30 Palestra “Desastres ambientais: a geologia e a geofísica podem prever com antecedência?” - Dr. Pedro Walfir Souza Filho (UFPA)
11h
Palestra “O trem fantasma e a ferrovia Madeira-Mamoré” Dr. Francisco Foot Hardman (UNICAMP)
15h às 18h
MINI-CURSO “Literatura o quê? e pra quê?” – Dr. Frederico Fernandes ( UEL)
MINI-CURSO “Literatura Oral e interdisciplinaridade” – Dr. Mário César Leite (UFMT)
MINI-CURSO "Utopia e Distopia na Representação da Floresta em Euclides da Cunha" - Dr. Leopoldo Bernucci (UC Davis – Califórnia)
15h
Palestra “O papel dos manguezais na proteção das áreas costeiras” - Dr. Ulrich Saint-Paul (Centro de Ecologia Marinha Tropical, Bremen, Alemanha)
16h às– 17h30
Mesa Redonda: “Língua e Cultura: uma experiência de pesquisa com povos Assurini” - Dra. Ana Suely Arruda Câmara Cabral (UnB), Dra. Betty Mindlin (USP); Dra. Carmen Junqueira (PUC SP)
20h
Palestra “As grandes extinções na América do Sul: mudanças climáticas ou ações antrópicas” - Dr. Horacio Schneider (UFPA)
21h
Palestra - Dr. Antonio Dimas (USP)
20/10
08h
Palestra “Espécies exóticas, uma ameaça aos ambientes costeiros” - Dr. Rauquírio Costa (UFPA, Bragança)
09h
Palestra “Biodiversidade como indicador de mudanças climáticas” - Dr. Alexandre Aleixo (MPEG)
10h
Palestra “Mudanças climáticas e as doenças tropicais”
Dr. Wanderli Tadei (INPA)
11h
Palestra “O homem pré-colombiano: é possível inferir sobre o clima da época?” - Dra. Ândrea Kely Ribeiro dos Santos (UFPA)
16h
A Expedição do Guamá ao Tapajós e próximas realizações Coordenadoras Profa. Maria do Socorro Simões (UFPA) e Dóris Faria (UFOPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário