quarta-feira, 26 de março de 2014

UFOPA DÁ AS BOAS-VINDAS AOS NOVOS ALUNOS


A Aula Magna "Integração da Região Amazônica: perspectivas e realidades", ministrada pelo Prof. Dr. Ennio Candotti nesta segunda-feira, dia 24, no Auditório do Câmpus Tapajós, marcou o início da recepção aos calouros ingressantes na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) pelo Processo Seletivo de 2014.
A cerimônia foi presidida pela reitora da UFOPA, Profa. DRa. Raimunda Monteiro, que saudou os novos alunos, ressaltando que os jovens integrarão, a partir de agora, um ambiente de grande diversidade. “Estamos localizados na Amazônia Central, uma região que passa por profundas mudanças sociais e econômicas. O papel da UFOPA dentro dessa realidade ainda está sendo construído, mas, certamente, faz parte dele formar novos profissionais e contribuir para o desenvolvimento da região”, destacou.
Após a abertura, a Profa. Dra. Raimunda Monteiro reitora apresentou alguns dos representantes da reitoria presentes no evento e concedeu a palavra aos representantes das categorias dos técnicos, professores e alunos. Apenas o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOPA, Felipe Bandeira, pronunciou-se, os demais abriram mão do direito de se manifestar.
Em sua aula, o Prof. Candotti destacou alguns temas centrais relativos à Amazônia – como a questão da soja, dos portos, das hidrelétricas, da mineração, dos aquíferos –, que podem ser tomados como desafios científicos a serem pesquisados pelos estudantes. “A Amazônia é um imenso laboratório. O que vocês ganharão ao longo desses anos é uma capacidade de enxergar aquilo que todo mundo vê, mas com um olhar diferenciado, aguçando os sentidos. É assim que vocês começarão a fazer ciência”, salientou o físico.
Encontro com a pós-graduação – Na manhã da segunda-feira, 24, o Prof. Candotti reuniu-se com representantes dos programas de pós-graduação da UFOPA, para conhecer os programas desenvolvidos pela Universidade e para debater os desafios na construção de grandes projetos de pesquisa científica na Amazônia.
O encontro foi presidido pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Prof. Dr. Sérgio Melo, e também contou com a participação do vice-reitor eleito, Prof. Dr. Anselmo Colares; da diretora de Pesquisa da PROPPIT, Profa. Dra. Delane da Silva; do diretor de Pós-Graduação da PROPPIT, Prof. Dr. Manoel Roberval Santos; da coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Profa. Dra. Maria Lília Colares; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM), Prof. Dr. Keid Nolan Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário