sábado, 5 de setembro de 2015

PROGRAMA "CAMINHOS DA EDUCAÇÃO" LEVA MAIS ALUNOS À ESCOLA



Agora foi a vez dos alunos que moram no entorno da comunidade Maguary,  em Belterra. Eles receberam na última quinta-feira (03), uma lancha escolar com capacidade para 32 alunos por turno.  A lancha faz parte do Programa do Governo Federal Caminhos da Educação. Com um custo de 240 mil reais, tem como objetivo  garantir o transporte desses alunos para escola com mais segurança e agilidade.

Além  da entrega da lancha,  foram entregues na escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo  Socorro - que também atende alunos do ensino médio - uma sala para o setor administrativo,  reforma da escola e carteiras escolares.

O Dep.  AIRTON FALEIRO esteve presente juntamente com a prefeita de Belterra Dilma Serrão e sua assessora nesse processo de inclusão à educação  no interior da Amazônia. O deputado falou da importância da articulação  política  para acessar os programas governamentais,  "todos os governos  (municipal,  estadual e federal) têm que andar juntos para que a população seja incluída nos programas.  As comunidades que vivem dentro da Floresta Nacional do Tapajós - FLONA,  vivem da renda do Turismo Comunitário,  forma maravilhosa de desenvolvimento.  Por isso que propôs na ALEPA a estadualização da estrada que liga Alter do Chão - Santarém;  Pindobal,  Aramanai,  FLONA- Belterra até no município de Aveiro.  Assim,  facilita o acesso às comunidades, o escoamento de produção,  valoriza as populações tradicionais.  Além de fomentar a economia,  o turismo e a cultura",  informou Faleiro.


Dona Maria Izabel - 75 anos anos,  mora com seu marido Avelino Campos - 75 anos,  na comunidade de Maguary desde quando nasceu e bem antes de se criar a FLONA.  Hoje eles vivem do Turismo comunitário,  trabalhando em sua pousada,  atuando como guia e na confecção de artesanato.





Nenhum comentário:

Postar um comentário