quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Direto do Blog da jornalista Franssinete Florezano


Costuras políticas na Alepa

A presidência da Alepa está muito disputada. Já tem três candidatos lançados e ainda pode surgir mais algum: José Megale(PSDB), Martinho Carmona(PMDB) e Airton Faleiro(PT) estão conversando ao pé do ouvido com seus pares como nunca.

Faleiro contou hoje que, se seu colega Valdir Ganzer(PT) quiser, ele abre mão da candidatura. Mas Ganzer foi manejar um terçado em seu sítio, acabou cortando o próprio pé e agora está de licença médica. Ontem, o diretório do PT conversou com o diretório do PMDB. Hoje, conversaram as respectivas bancadas. Os entendimentos continuam.

Faleiro já conversou com Megale, que ofereceu vaga na chapa. Mas o problema é que o PT tem dificuldade de explicar aos seus militantes mais radicais uma eventual aliança com o ninho tucano. Como votaram nos últimos quatro anos no candidato do PMDB, os petistas acham que os peemedebistas poderiam ter um gesto de grandeza agora e compor com o PT. As lideranças do PSOL, PDT, PPS, PTB, PEN e DEM estão sendo sondadas também.

O presidente da Assembleia, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), acompanha atentamente a movimentação nos bastidores e trabalha para aparar as arestas e viabilizar chapa única. Se as conversas evoluírem para o consenso, Megale poderá ser aclamado presidente, com uma pauta de reivindicações dos partidos. O PT diz que não haverá problema em compor, desde que tenha vaga na 1ª Vice-Presidência ou na 1ª Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário