segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PT rumo a um novo ciclo

Gostei muito do que ocorreu no encontro estadual do nosso partido (PT) neste fim de semana, em Belém. Já era de se esperar que o balanço do resultado das eleições fosse pouco animador. Em resumo este balanço mostrou que o PT não foi derrotado, ou seja, não diminuiu muito mas teve sim uma certa perda de forças, tanto no Executivo como no legislativo. No entanto, continua muito bem colocado no cenário político estadual, estando entre as 3 principais forças partidárias do Pará (ao lado de PMDB e PSDB).

O que mais me entusiasmou neste encontro foi a reflexão de que o PT necessita inaugurar um novo ciclo de inserção social, ou seja, dar um novo mergulho junto ao seio da sociedade, na busca de redesenhar seu projeto adequando aos novos tempos e assim ganhando a simpatia e o compromisso ideológico de mais uma camada da sociedade, em especial da juventude, para o projeto petista .

O segundo aspecto que me deixou animado foi o projeto eleitoral do partido. Caminhamos para a reeleição da presidenta Dilma, numa grande coalizão partidária . Estou muito confiante de que nosso projeto nacional terá o apoio do povo brasileiro, pois não foi pouco o que o ex-presidente Lula fez, tanto na afirmação de uma política economia global, que deu certo, como a diminuição da pobreza e a elevação da classe média brasileira.  Agora no governo Dilma, estamos avançando ainda mais para a superação de problemas estruturais de grande relevância para o povo brasileiro . Acredito muito que a política educacional não só vai gerar novas oportunidades ao nosso povo como vai elevar a nossa condição de concorrência e competitividade tecnológica em nível global.  Observo o esforço da nossa presidenta e seu governo para encontrar soluções emergenciais e estruturais na área de saúde (um dos nossos problemas crônicos). E o mais importante o seu projeto de erradicação da pobreza em nosso país.
No Pará nossa estratégia eleitoral está sendo desenhada com vista ao nosso retorno ao comando do governo do estado. Acredito que diante do exarcebado crescimento do PSDB no estado nas últimas eleições, tenhamos a compreensão de um conjunto de partidos políticos e lideranças populares e empresariais progressistas que seja de fundamental importância para interrompermos a tentativa de hegemonia do PSDB no estado. Estou confiante ainda que contaremos com o apoio do PT nacional, do presidente Lula e a presidente Dilma (PT) para a afirmamos uma chapa de oposição e nos ajudarem a vencer as eleições de 2014 e assim impedirmos esta hegemonia que não é salutar para a política paraense.

Nosso mandato nesses próximos dois anos estará voltado para ajudar a conduzir esta estas deliberações do nosso partido, tanto no que se refere ao mergulho na sociedade como na implementação do projeto eleitoral para 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário