quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ocupação da sede do Incra em Altamira termina. Fui liberado junto com representantes do governo

Terminou agora no início da manhã desta quinta-feira, 01, a ocupação da sede do Incra em Altamira pelos manifestantes do Acampamento Xingu 2011: Despertar para novos tempos. O movimento havia retido um grupo - entre os quais eu e representantes governamentais - no local após liberar a BR-230 ontem.

Agora o movimento desfaz o acampamento e organiza ainda hoje uma reunião preparatória para a próxima terça-feira, 06, quando haverá uma reunião com o ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República,Gilberto Carvalho e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para analisar a pauta de reivindicações do movimento.


SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Agricultores desocupam rodovia e fazem governo federal refém na sede do Incra em Altamira.

Cerca de três mil agricultores mantem retidos dentro do prédio Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de Altamira ( Oeste do Pará), Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, Paulo Guilherme, do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém, além dos deputados estaduais Airton Faleiro e Valdir Ganzer. Os manifestantes ameaçam só desocupar o prédio e liberar os reféns quando desembarcar em Altamira autoridades qualificadas e com poder de decisão sobre a pauta de reivindicação da categoria.

Os agricultores que acampam em Altamira desde a última segunda-feira (29), num ato denominado “ Acampamento Xingu 2011- despertar para novos tempos”, exigem a presença do presidente nacional do Incra e do ministro do Desenvolvimento Agrário para negociar a pauta de reivindicação que contem 5 eixos temáticos: questão fundiária, infraestrutura, desenvolvimento urbano, estratégias produtivas, políticas sociais e gestão ambiental.

A Secretaria Geral da Presidência da República, através do próprio ministro Gilberto Carvalho, já fez o primeiro contato com a equipe de negociação. Carvalho sinaliza a possibilidade de uma reunião interministerial em Brasília na próxima semana, composta pelos ministros: do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente, do presidente nacional do Incra e demais ministérios que contemplem a pauta de negociação.

João Batista Uchoa, uma das lideranças do movimento, que também está retido dentro do prédio do Incra, disse que a proposta está sendo analisada pela coordenação e será submetida em assembleia aos acampados. Mas a previsão é que o impasse permaneça pelo menos até na manhã desta quina feira (01).

Negociação- Os representantes do governo federal desembarcaram por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (31), em Altamira para a primeira mesa de negociação, que tratou exclusivamente do Programa Luz para Todos. Apesar das garantias estabelecidas de que o programa na região será retomado ainda esse ano, e que ao longo de 18 meses, cerca de 20 mil famílias serão contempladas com energia elétrica em 10 municípios da área de influencia da hidrelétrica de belo monte, os agricultores definiram que as negociações não avançaram como esperado.

Desobstrução- O acampamento na sede do Incra é o segundo que ocorre em Altamira nas últimas 48h. Por mais de trinta horas os manifestantes bloquearam a rodovia BR 230, a Transamazônica, no sentido Altamira – Marabá e Altamira -Vitória do Xingu, o que acabou paralisando as obras de construção da hidrelétrica de belo monte no rio Xingu, que acontece de forma acelerada.

A coordenação do movimento prossegue reafirmando que a ação em Altamira quer chamar a atenção para a nova realidade da região. “Nós exigimos que a pauta dos movimentos sociais discutida quase sem sucesso ao longo de 20 anos, ande na mesma celeridade da construção da usina de belo monte”. Desabafou Uchoa.

Por: Assessoria de Comunicação da Fundação Viver Produzir e Preservar.

Contato: Iolanda Lopes- 91 9168 0535.


Nenhum comentário:

Postar um comentário