quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acampamento Xingu 2011: Despertar para novos tempos libera os últimos reféns e protesta em frente à Funai e Ibama em Altamira

Ascom do Mandato com informações de Iolanda Lopes

Por volta das 9 horas de hoje, foram liberados os últimos detidos pelo Acampamento Xingu 2011, que ocupava desde ontem a sede do Incra em Altamira. Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, Paulo Guilherme, do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém e Aliomar Arapiraca, representante do governo federal para o Consórcio Belo Monte, foram liberados logo depois do deputado Aírton Faleiro e outras autoridades que intermediam as negociações.

Em seguida os manifestantes caminharam pelas ruas de Altamira, onde fizeram duas paradas. A primeira na frente da Funai, onde queimaram um caixão, um ato contra a situação fundiária em relação à não definição dos espaços das aldeias indígenas e dos agricultores que habitam o local há mais de 20 anos e não tem qualquer estabilidade a terra. Na segunda parada os manifestantes queimaram outro caixão em frente ao Ibama, simbolizando a indignação á repressão do órgão, que segundo eles, só estão aplicando multas as quais muitos não tem como pagar e não fazem qualquer tipo de trabalho de orientação.

O movimento também se queixa do governo estadual que não mandou representantes ao local e nem enviou resposta às solicitações passadas pelo Acampamento Xingu 2011: Despertar para Novos Tempos.

Após as caminhada o grupo se prepara para a dispersão.

Na próxima terça-feira, lideranças do movimento se reúnem em Brasília com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência) e Mirian Belchior (Planejamento) para discutir a pauta de reivindicações. Entretanto o movimento afirma que se as solicitações não forem atendidas, serão reiniciadas as manifestações em Altamira. O deputado Aírton Faleiro também estará acompanhando a reunião na capital federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário