segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lideranças sociais chegam para o acampamento Xingu em Altamira

Pelo menos 3 mil pessoas representantes de quinze entidades entre cooperativas e sindicatos de onze municípios da região Transamazônica e Xingu, já estão acampados em Altamira para o “ Acampamento Xingu 2011- O despertar para novos tempos. O tema escolhido para o momento quer dialogar com os governos e a sociedade para o novos tempos que vive a região com a implantação de grande projetos.


O ato público também comemorará os 20 anos de existência dos movimentos sociais na região, mostrar a história de lutas, mas também de conquistas dos movimentos sociais na região, avaliar do ponto que se chegou o que pode servir de plataforma para se estabelecer dentro de um novo ciclo, a forma de consolidação de políticas estruturantes do desenvolvimento do território nas esferas governamentais, municipal estadual e federal. Este plano pretende consolidar um modelo de desenvolvimento que considere a dimensão humana, social, cultura, econômica, ambiental e ética articulado aos novos desafios impostos ao território pela expansão demográfica da população urbana e rural em função do impacto das grandes obras de desenvolvimento.


O cenário regional atual, marcado por um impasse ambiental, instabilidade fundiária, obras de infraestrutura não consolidadas, políticas sociais deficitárias, ausência de programa de incentivo a modernização da agricultura; por outro lado pela implantação de grandes obras (asfaltamento de BRs e Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte), colocam a região no foco de uma estratégia nacional de desenvolvimento.



Segundo João Batista Uchoa, coordenador do movimento, “esses pontos exigem de todos os atores sociais (governamental e não- governamental), profunda necessidade de realizar ações efetivas de desenvolvimento sustentável que reflitam na realização de políticas públicas com prazos e orçamentos definidos”, e completou “, de forma a garantir a participação da sociedade, a inclusão e gestão social, o fortalecimento das diferentes expressões da agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida de todos”. Finalizou.



A programação que começa à partir das 14h desta segunda-feira (29), contará com dois grandes momentos: Uma caminhada pelas ruas de Altamira, e terça-feira (30) com a instalação das mesas de negociações que tratará dos eixos temáticos, questão fundiária, infraestrutura, desenvolvimento urbano, estratégias produtivas, políticas sociais e gestão ambiental.

Para o evento já estão confirmadas presenças de representantes dos Ministérios: Minas e Energia, Cidades, da Educação e Saúde, além de representantes do governo do estado do Pará.

O ato é realizado, pela Federação dos Trabalhadores em Agricultura ( Fetagri) e pela Fundação Viver, Produzir e Preservar e suas mais de 120 entidades associadas.

Por: assessoria de comunicação da Fundação Viver, Produzir e Preservar.

Contato: Iolanda Lopes- 91 9168 0535.

Sugestão de entrevistado- João Batista Uchôa- 93 9142 9138

Nenhum comentário:

Postar um comentário