quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PPA não agradou nem ao Parlamento, nem aos municípios

O Plano Plurianual (PPA 2012-2015) não agradou enm ao Parlamento e nem aos municípios. O alto número de emendas apresentadas à peça reflete a insatisfação com o PPA.

O fato da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) apresentar de forma organizada um conjunto de emendas expressa essa insatisfação dos municípios.

Então já se pode contatar algumas lacunas no PPA.

1 - A centralização dos recursos na região metropolitana de Belém. Um erro de gestão e também político, em um momento em que o Pará vive uma situação plebiscitária. Esse PPA aumenta a revolta e o sentimento de abandono das regiões do Carajás e Tapajós.

2 - Referente às políticas públicas como saúde e infraestrutura. Falo isso com base nos conteúdos das emendas da Famep. O não fortalecimento da saúde nos municípios vai continuar ocasionando o problema do congestionamento do atendimento a pacientes na capital. Em se tratando de estradas estaduais, o PPA deixa de fora a maioria das PA`s do interior, como exemplo a região oeste. O mesmo problema se repete com o Asfalto na Cidade que não contempla a maior parte dos municípios necessitados deste serviço.

Então, já está se esgotando o tempo que a população dá a um governante, que é em torno de 1 ano. Até agora , neste primeiro ano, o governador Simão Jatene ainda não disse a que veio. E se aprovado este PPA como está, corre-se o risco de passar os próximos 3 anos, também sem dizer a que veio.

Esse é o momento de fazer as correções dos rumos do governo.

Acredito que a população não aceita mais grandes propagandas em cima de pequenas obras.

2 comentários:

  1. Correção de rumo no governo? O que é isso? O PT agora vai querer corrigir os rumos de uma administração que é sinônimo de descaminho? E ainda a reboque da Famep, controlada pelo filhotismo barbálhico. É por isso que o Jatene disse hoje na rádio que, só agora, nove meses depois, ele está "tirando" o estado do atoleiro das dívidas e até tocando empréstimos internacionais, como o da JICA, por exemplo, do Ação Metrópole, que até as pedras da Catedral sabem que só foi retomado por causa da intervenção do governo Ana Júlia, do qual o deputado Faleiro foi líder. O cinismo de Jatene só não é maior que a "frouxura" com que a oposição se conduz no parlamento, aguentando esses ataques diários como se não fosse conosco, se fingindo de morta ao ponto de falecer de fato. Transmita ao deputado Faleiro, a quem ainda tenho algum apreço, que eu, uma figura que sempre votou no PT desde que me entendo por gente, me sinto envergonhado com o desempenho desta bancada, que contraria a lei da dialética, de que a quantidade leva à qualidade. Pra chegar no nível da mediocridade, a bancada do PT ainda precisa melhorar - e muitíssimo. Sinto que esse desempenho terá uma resposta duríssima em 2012 e não apenas em Belém. E, sinceramente, não haverá o que lamentar. Muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Edir Gaya,

    Obrigado pela interação no nosso blog.

    Considero que seu comentário nos chama para boas reflexões. Reflexões essas que devem ser feitas pela bancada do PT, pelo governo Jatene e pelos demais partidos integrantes da base do governo.

    A título de diálogo gostaria de lembrar que nossa bancada tem agido de forma veemente diante das crises do atual governo como, pro exemplo, a situação da Santa Casa, onde ocorreu a morte inaceitável de bebês, bem como, no caso da denúncia de abuso sexual de uma menor na colônia Agrícola Heleno Fragoso.

    Considero que a oposição deve ter um pouco de cautela, pois no primeiro ano de governo a sociedade permite um tempo para o governo dizer a que veio e a oposição deve estar em sintonia com este comportamento da sociedade. Portanto penso que no próximo ano, os ânimos vão se acirrar entre oposição e governo e a sociedade vai exigir mais do novo governo.

    Quando sugiro a correção de rumos do governo, a partir das mudanças no PPA, é porque o PPA orienta os 4 anos de gestão pública e o que observo é que esta peça tem distorções profundas.

    Quanto à Famep, vejo um interesse pontual comum com nossa bancada em reorientar o Plano Plurianual.

    ResponderExcluir