quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Imprensa da Alepa repercute Sessão especial com participação de Faleiro

17/10/2011 - União do Vegetal é homenageada na Assembleia Legislativa do Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará, atendendo ao requerimento do líder da bancada do PT na Casa, deputado Carlos Bordalo, realizou na manhã desta segunda-feira (17), uma sessão solene para homenagear o cinqüentenário de criação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Instituição religiosa sem fins lucrativos, originária da região Amazônica, criada em 22 de julho de 1961, por José Gabriel da Costa – Mestre Gabriel.


A sessão solene foi aberta pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), que convidou para fazer parte da Mesa Diretora dos trabalhos o deputado Carlos Bordalo (PT), proponente da sessão solene, o Mestre Central da 14ª Região da UDV, mestre Mauro Sérgio Souto de Lima, o Mestre Representante do Núcleo Rei Canaã, mestre Antônio Carlos Elias da Fonseca, o Mestre Representante do Núcleo Príncipe Ram, mestre Adalberto Aleixo Teixeira, o Presidente do Núcleo Rei Canaã, mestre Henrique Cattânio e o Presidente do Núcleo Príncipe Ram, mestre Delman de Almeida Gonçalves.

A União do Vegetal – UDV tem sua Sede Geral na cidade de Brasília-DF, sendo uma religião de origem brasileira e de dimensão universal, que professa sua crença na reencarnação, com o objetivo de evolução espiritual. Sustenta o código ético e moral expresso nos dez mandamentos de Moisés e vê no Divino Mestre Jesus, o filho de Deus, o salvador da humanidade. Isso é o que a torna uma religião cristã.

Atualmente, integram a instituição cerca de 30 mil associados distribuídos em mais de 150 unidades administrativas em todas as capitais brasileiras, além de outros países como os Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Portugal e Suíça. Um vídeo institucional apresentou a trajetória da instituição, desde sua criação até os dias atuais, com sua expansão pelo mundo. Sua base doutrinária se da na transmissão oral de sua doutrina espiritual, voltada para o amor ao próximo e a prática fiel do Bem de acordo com os princípios reencarnacionistas de evolução e em comunhão com os ensinamentos do Divino Mestre Jesus.

Em Belém, a União do Vegetal iniciou suas atividades em 1984, sendo posteriormente, formalizada em 07/09/1989 a criação do Núcleo Rei Canaã. Atualmente existem no Pará, 04 núcleos e 01 núcleo em Macapá que juntos formam a 14ª região administrativa da União do Vegetal e que desenvolvem trabalhos voluntários nas áreas de saúde, social, ambiental, educacional e cultural. Ao longo de seus 50 anos de existência, a União do Vegetal mobiliza recursos humanos e financeiros através de suas ações beneficentes do Centro, de maneira a produzir impactos sociais mais significativos, partilhando novas aprendizagens como forma de aperfeiçoar o trabalho voluntário como um todo.

Ao falar na solenidade, o Mestre Central da 14ª Região, autoridade máxima da UDV na região, Mauro Sérgio Souto de Lima, fez um relato das atividades que a instituição desenvolve no Pará e no Amapá, e “destacou os princípios e os valores da União do Vegetal, como a base de sustentação da renovação da palavra de Jesus, que pregou a libertação do mal pela prática do bem, a libertação da ilusão pela prática da verdade e que o chá Hoasca possibilita-nos uma reflexão e autoconhecimento, oferecendo-nos as condições necessárias para trabalharmos em prol do aperfeiçoamento pessoal, das pessoas e da sociedade”.

Já o Mestre Representante do Núcleo Rei Canaã, Antônio Carlos Elias da Fonseca, “agradeceu a homenagem prestada pela Assembléia Legislativa do Pará à instituição e falou da importância do trabalho que o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, por meio dos seus vários setores desenvolve em todo o país e chamou a atenção das pessoas para a necessidade de difundir sentimentos como a paz, a ordem e o trabalho para a transformação das pessoas rumo ao bem comum”.

Para o Mestre Representante do Núcleo Príncipe Ram, Adalberto Aleixo Teixeira, “esta homenagem da Assembleia Legislativa do Pará a União do Vegetal no ano de seu cinqüentenário, é o reconhecimento aos serviços prestados pela UDV, na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e solidária onde prevaleça sempre a Luz, a Paz e o Amor”.

Para o deputado Airton Faleiro (PT), “A União do Vegetal é uma religião que nasceu no seio da região amazônica, em plena floresta tropical, e por isso é uma religião única e tipicamente brasileira”, disse Faleiro. “Em reconhecimento aos benefícios que a UDV vem proporcionando a população, ela já conquistou o Título de Utilidade Pública Federal, e agora, vamos trabalhar para que ela adquira também no Pará o Título de Utilidade Pública Estadual”, completou Faleiro.

União do Vegetal

Criada no dia 22 de julho de 1961 por José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, a União do Vegetal começou a se desenvolver a partir do contato de seu criador com o chá Hoasca na fronteira do Brasil com a Bolívia no final da década de 50. A Instituição inicialmente se estabeleceu em Porto Velho e de lá se expandiu pelo Brasil alcançando até mesmo o exterior.

José Gabriel da Costa chegou à Amazônia alistado entre os soldados da borracha, como eram chamados os homens simples que, saídos em sua maioria das regiões do semi-árido do Nordeste brasileiro, foram para aquela região trabalhar na colheita do látex da Seringa, matéria-prima para a produção de borracha.

Teve seu primeiro contato com o chá Hoasca através de um senhor conhecido como Chico Lourenço, um “mestre da curiosidade”, como foram denominados aqueles que distribuíam o chá entre as pessoas e orientavam os variados rituais de comunhão do mesmo.

Mestre Gabriel desencarnou no dia 24 de setembro de 1971, em Brasília-DF. Cumpriu sua missão deixando a União do Vegetal registrada, os primeiros núcleos criados, um Quadro de Mestres e um Corpo do Conselho Oriental preparados para continuar transmitindo sua doutrina.

Firme retidão moral, elevado conhecimento espiritual, notável capacidade de doação para compreender e orientar seus discípulos em busca da verdadeira transformação faz de Mestre Gabriel um ser amado no seio da União do Vegetal, sendo a sua prática de vida e as suas palavras de justiça e bondade fonte permanente de força e inspiração para todos aqueles que procuram seguir os seus passos em um caminho de Luz, Paz e Amor.

Dia da Paz e da Conciliação

O deputado Carlos Bordalo (PT-PA), falando em nome da Liderança do partido na Assembleia Legislativa, observando o trabalho em prol da fraternidade e da paz, realizados pela União do Vegetal, anunciou “que vem apresentar à Mesa Diretora da Casa um requerimento propondo a comemoração, no Pará, da data de 22 de julho, ser o “Dia da Paz e da Conciliação”, em homenagem à União do Vegetal exatamente no dia de sua criação, além de requerer o título de utilidade pública estadual para o Centro”.

Participaram da sessão solene também, os deputados Manoel Pioneiro (PSDB), presidente da Alepa, Milton Zimmer (PT), as irmandades dos núcleos Rei Canaã e Príncipe Ram, a banda marcial da Polícia Militar do Pará, e os corais Waldemar Henrique da Alepa e o coral do Rei do Núcleo Rei Canaã.

fonte: Imprensa ALEPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário