quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acusados pelo assassinato de Brasília vão a juri popular.

Acompanhei agora de manhã o julgamento dos três acusados da morte do sindicalista Bartolomeu Moraes da Silva, conhecido como Brasília, em 2002.

Vejam na foto, sentados no banco dos réus, Márcio Antonio Saraiva, o Márcio Cascavel, Juvenal Oliveira da Rocha, o Parazinho, e o fazendeiro Alexandre Manoel Trevisan, acusado de ser o mandante do crime.

Os acusados vão a Júri Popular, presidido pelo juiz Raimundo Moisés Alves Flexa, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Belém.

Pude constatar que a tese de defesa dos réus é a de que o crime foi motivado por divergências internas na Delegacia da Fetagri, presidida por Brasília.

Um absurdo. Quem conhece a realidade do distrito de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira, marcada por grilagem de terra e devastação ambiental, sabe que o assassinato foi motivado por estes conflitos e não brigas internas.

Vejam também que estou acompanhado das duas testemunhas de acusação, Antonio Mendes e o radialista Douglas Araújo.

Fui ouvido pelos jornalistas que cobrem o julgamento. Á imprensa falei de minha atuação sindical com o Brasília e, principalmente, de nossa amizade.

Que seja feita a justiça.

Chega de mortes no campo. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, nos últimos cinco anos, setenta pessoas já foram mortas pelos conflitos agrários.

Chega de impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário