terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eletrobrás garante reativação do Luz Para Todos na Transamazônica e Xingu

No próximo mês de novembro será dado início às ações de continuidade do Programa Luz Para Todos nas regiões da Transamazônica e Xingu. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira feira ( 18), pelo coordenador nacional do programa, Aurélio Pavão, durante reunião com representantes de 11 municípios da região na sede da Rede Celpa em Belém.

Em quinze dias será assinado um contrato entre a Eletrobrás e Rede Celpa, específico para a área de influencia da hidrelétrica de Belo Monte ( Xingu), na qual os municípios se enquadram, para que o Luz Para Todos, paralisado há 02 anos na região, seja finalmente retomado.

Ente as preocupações para a execução do programa, está a rigorosidade do inverno na região, que certamente trará dificuldades para realizar a tarefa de atender cerca e 22 mil famílias que ainda não foram contempladas pelo programa.

As obras começam pela região Assurini, comunidade rural de Altamira, atendendo 670 domicílios cadastrados através de GPS. Com projeto elétrico pronto, o sistema vai partir do Mirante do exercito, cortar a ilha do Arapujá em seis quilômetros e atingir a antiga aldeia indígena. Rede Celpa tem previsão da instalação dos primeiros postes de energia em 50 dias.

Segundo dados da Rede Celpa, um levantamento georreferenciado por municípios para a região, antes do Programa Luz Para Todos existiam pouco mais de mil quilômetros de rede construídos. Com o programa, os números já ultrapassam os quatro mil quilômetros, com a execução total do programa especial Belo Monte, serão mais de 11 mil quilômetros de construção.

Com relação a Reserva Extrativista Verde Para Sempre em Porto de Móz (Xingu), será implantado dentro da Resex, considerando as unidades individuais e coletivas. O prazo estabelecido pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é para abril de 2012.

João Batista Uchoa, coordenador da Fundação Viver Produzir e Preservar, com sede em Altamira, uma das organizações sociais que lidera o movimento, “a reunião foi produtiva, especialmente por ter sido incluído comunidades tidos como isoladas dentro do programa especial de belo monte”. Concluiu Uchoa.

A reunião foi intermediada pelos parlamentares petistas Airton Faleiro e Valdir Ganzer.

Assessoria de Comunicação do Deputado Airton Faleiro.

Por : Iolanda Lopes.

Um comentário:

  1. Boa noite.

    Uma passagem das Escrituras, sem motivo especifico para ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.

    33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama, ele é o Caminho; e a Verdade e a Vida.

    ResponderExcluir