quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Estudantes da UFRA apresentam projetos de iniciação científica




Mais de oitocentos estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), dos pólos de Belém, Parauapebas e Paragominas, participam nos dias 19,20 e 21 de outubro, do nono Seminário Anual de Iniciação Científica, que está sendo realizado na sede da universidade, no bairro da Terra Firme.
Junto com o seminário, acontece também o Primeiro Simpósio de Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Sustentado da Amazônia e o Terceiro Seminário de Pesquisa da UFRA.
O evento tem como objetivo avaliar e divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes de iniciação científica, bolsistas ou não do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), compreendido entre os anos de 2010 e 2011.
Este ano serão apresentados 175 trabalhos. “Houve um bom crescimento da produção de iniciação científica”, diz Leila Sobral Sampaio, presidente do seminário e coordenadora do PIBIC.
Segundo a coordenação, houve uma evolução qualitativa do seminário porque os organizadores criaram um site que possibilitou a divulgação e facilitou a inscrição e a avaliação dos trabalhos que serão apresentados.
“ Os projetos de iniciação científica aqui apresentados são parte obrigatória para os estudantes que são beneficiários das bolsas de iniciação científica, oferecidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ), em parceria com a UFRA. Cada estudante recebe uma bolsa no valor de 360 reais”, diz Carla Kelen Moraes, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
Para se ter uma idéia da importância deste processo de iniciação científica, a professora de medicina veterinária, Nazaré Fonseca e Souza diz que os trabalhos feitos por estudantes na região das ilha, em frente a Belém, detectaram focos de leptospirose (doença transmitida pela urina de ratos) em algumas regiões. “Comunicamos imediatamente a secretaria de Saúde, que tomou as providência necessárias e isso torna uma pesquisa em algo bem concreto e real para a sociedade”,afirma.
Ética
O tema deste ano do seminário é a “ Pesquisa e a ética na formação profissional”. “ Nós queremos aprimorar o trabalho dos nossos estudantes, dentro de uma visão ética e instruir os alunos na missão academia”, diz Iris Letieri, coordenadora do Comitê Técnico- Científico da UFRA.
Para a doutora Raimunda Monteiro, que está fazendo a avaliação dos trabalhos de iniciação científica, “ a qualidade dos projetos está, em média, muito boa, dentro da sustentação técnica e teórica, com referencial de campo e a riqueza dos trabalhos está na valorização das peculiaridades de cada região”.
A Universidade Federal Rural da Amazônia tem mais de 2.500 estudantes, sem contar aqueles alunos dos pólos de Parauapebas e Paragominas. Entes os serviços que a universidade presta a comunidade está o projeto “ Controle Reprodutivo Populacional de Cães e Gatos em Belém.
O trabalho consiste na castração dos animais para evitar a superpopulação destes animais e o controle de zoonoses, provocado quando os animais reviram o lixo nas ruas.
A professora Nazaré Fonseca, uma das responsáveis pela ação de controle populacional de cães e gatos quer que a iniciativa seja transformada em lei e pediu a intermediação do deputado Airton Faleiro (PT), que participou do evento, para que leve o pleito para a Assembléia Legislativa.
“ Precisamos que os governos estadual e municipal ajudem nesta tarefa porque, para se ter uma idéia da nossa demanda, a agenda de cirurgias está cheia até maio de 2012”, diz a professora.
O deputado garantiu que levará a sugestão ao parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário