terça-feira, 24 de maio de 2011

Morte em Nova Ipixuna

O deputado Edilson Moura, do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembéia Legislativa viaja agora de manhã para Nova Ipixuna do Pará onde vai apurar a morte dos líderes sindicais do Conselho Nacional dos Seringueiros, Maria do Espírito Santo e João Cláudio Ribeiro da Silva, foram mortos a tiros na manhã desta terça-feira, em uma estrada vicinal, que leva ao projeto de assentamento extrativista, Praia Alta Piranheira, localizado no município de Nova Ipixuna.
Segundo informações de integrantes do Conselho Nacional dos Seringueiros, em Nova Ipixuna, os dois eram lideranças do assentamento Praia Alta e vinham denunciando, há tempos o desmatamento e a extração ilegal de madeira na região.

Investigação

O deputado Ediltson Moura, em entrevista à imprensa, disse que "Vou colocar a Comissão de Direitos Humanos à disposição e acionar as autoridades de Segurança Pública do Estado para que este crime não fique impune".

O deputado disse ainda que prertende acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para participar das investigações.

O deputado Airton Faleiro, que foi o primeiro parlamentar a ser informado da morte das duas lideranças, acionou a bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa.

"Não podemos deixar mais este crime impune. Vamos mobilizar as autoridades de segurança para fazer uma investigação que leve aos executores e mandantes do crime", disse Faleiro

3 comentários:

  1. Meu Deus! que que é isso! onde vamos parar ! o Pará acorda de LUTO hj! sou Neto de seringueiro! e sei bem com é essa lida! e ainda acontece isso! eu espero que isso não fique impune! que os culpados por essa crueldade sejam punidos!

    ResponderExcluir
  2. Vamos retornar à melancólica liderança dos assassinatos no campo? Sugiro que os deputados do PT constituam uma frente parlamentar pela paz no campo, junto com os demais partidos e organizações da sociedade civil, para exigir a prisão imediata dos mandantes e executores das mortes das lideranças seringueiras e identificar outras áreas de confronto, para cobrar ao governo proteção do Estado às lideranças camponesas e acelerar o processo de regularização fundiária no Pará, com a ajuda do governo federal. Oposição precisa assumir protagonismo, sob pena de termos de assistir ao recrudescimento desses atos de selvageria.

    ResponderExcluir
  3. não açho nesseçario esse auê todo,nesse pais so tem leis pra quem epobre e não pode pagar um bom advogado.So depois de 11 anos que oPimenta foi para cadeia!o que a justiça açha disto nada pois a propria que soltou os politico de nosso país todo dia ta envolvido em corrupição ficam na cadeia sim 2 a 3 dias e muito mas justo soltar os traficante do no lugar deles colocar estes que são eleito para nos representar bem, e acaba

    ResponderExcluir