Uma antiga reivindicação dos moradores dos municípios cortados pela rodovia BR 163 (Santarém-Cuiaba), será atendida pelo governo Federal, por meio do Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre.
É o asfaltamento das ruas paralelas a rodovia federal, e que estão localizadas na sede do município.
A decisão foi anunciada pelo deputado Airton Faleiro, que se reuniu, na última a terça-feira,com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em Brasília.
A reunião foi agendada pelo deputado federal Zé Geraldo e contou com a presença dos prefeitos de Marabá, Itupiranga, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Xinguara, Eldorado do Carajás, Anapú, Itaituba, Santarém e Rurópolis.
O asfaltamento em ruas internas das sedes municipais, não estava previsto no projeto original das obras da BR 163. A medida atende a todos os trechos contratados para serem asfaltados, entre os municípios de Santarém até a divisa com o Mato Grosso.
Em Santarém, por exemplo, serão asfaltados 8 kms de estrada que vão do Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC) até a beira do rio Tapajós.
Os trechos entre Rurópolis, Trairão e Itaituba terão obras no perímetro urbano.
Além disso, vão receber obras, também, estradas dos distritos de Caracol, no Trairão, Moraes de Almeida, em Itaituba, Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, em Altamira. Todos estão na área de influência da rodovia BR 163.
Transamazônica
Uma boa notícia para os moradores do trecho que vai do KM 30 até Rurópolis, na rodovia Transamazônica : O Dnit vão chamar a segunda empresa colocada na licitação para a execução do asfaltamento neste trecho. A empresa primeira colocada havia abandonado a obra.
Com relação ao trecho compreendido entre os municípios de Rurópolis e Marabá, o deputado Faleiro disse que o governo Federal prometeu acelerar o trâmite burocrático para a liberação dos licenciamentos ambiental e de instalação, para que as obras sejam realizadas.
A maioria destes trechos depende da liberação das licenças.
Já na BR 422, entre os municípios de Tucurui e Novo Repartimento, o processo de início das obras já está em estágio avançado, e só depende, agora, de licenças do Ibama e Funai.
Federalização
Ao contrário do que muita gente pensou, a BR 155, antiga PA 150, ainda não foi federalizada. “ A decisão política já foi tomada, mas ainda há trêmite legal para finalizar o processo e nós estamos aqui para cobrar mais celeridade do governo Federal “, disse Airton Faleiro.
Airton disse também que já há recursos do Plano de Aceleração do Crescimento para a reconstrução asfáltica da rodovia BR 155. “ O governo prometeu uma ação emergencial, que deverá começar neste verão de 2011”, afirmou.
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