quarta-feira, 25 de maio de 2011

Assassinato em Nova Ipixuna repercute na Alepa

Texto: Assessoria de Comunicação

A execução do casal, liderança no Projeto Agroextrativista Praia Alta, no município de Nova Ipixuna, região sudeste do estado, teve repercussão no plenário da assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 25.

O caso: O casal de seringueiros, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espiríto Santo, foi assassinado, no início da manhã de ontem, terça-feira, 24, em Nova Ipixuna. Os dois foram mortos a tiros em uma estrada vicinal que leva ao projeto de assentamento agroextrativista Praia Alta Piranheira, onde eram líderes e combatiam e denunciavam a exploração ilegal de madeira nesta região.

três deputados se pronunciaram na tribuna: Carlos Bordalo (líder da bancada do PT), José Megale (PSDB) e Gabriel Guerreiro (PV).




Carlos Bordalo (PT)
“Eu estou triste e revoltado como todas as pessoas de bem do nosso estado. Mas ao mesmo tempo confiante de que este caso não ficará impune, pela posição da presidenta Dilma e pela mobilização que estou sentido do sistema de segurança pública do estado. Espero que o governador use este fato como pedagógico o qual ele não pode permitir que este caso fique impune e sim que seja apurado e os culpados sejam presos e condenados e o nosso estado entre numa outra era, de prosperidade e de direitos humanos respeitados”.



José Megale (PSDB)
“É lamentável e triste esse caso. Não podemos conviver com essa violência, com essa brutalidade. Nos últimos 15 anos foram 205 mortes por violência no campo, temos que lamentar isso. Agora a gente tem também ter um entendimento dos esforços empreendidos no sentido de solucionar ou amenizar esse problema já nos primeiros meses do governo estadual. Sobre o fato o governador tomou medidas enérgicas, com a atuação do secretário de Segurança, do delegado geral e também da secretária de Desenvolvimento Social, para acompanhamento da família das vítimas. Então o governador não medirá esforços para que este crime seja desvendado e os culpados - executores e mandantes - identificados e punidos”.



Gabriel Guerreiro (PV)
“No Pará temos uma policia (civil e militar) bem treinada, um serviço de inteligência, portanto, não acredito que a policia não possa chegar rapidamente a crimes tão banais como este, fácil de descobrir, quem mandou e quem praticou. O que não pode é continuar um atrás do outro, na impunidade. Este caso de matarem as pessoas, é uma coisa absurda, insano e não podemos aceitar isso no século XXI. O estado brasileiro e especialmente o estado do Pará têm que dar solução a esses crimes bárbaros e sem motivos, executados por vontade pessoal. Nós queremos da parte do governo federal e do estadual, principalmente, uma ação rápida, pois precisamos mostrar para o país e para o mundo que nós temos governo e temos soberania sobre a Amazônia, acabando definitivamente com estes crimes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário