terça-feira, 24 de maio de 2011

Comissão Parlamentar discute Belo Monte, em Brasília

O deputado Airton Faleiro, vice-líder do PT na Assembléia Legislativa, reúne na tarde desta terça-feira, 24, em Brasília, com a direção da Norte Energia, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

O deputado faz parte da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, juntamente com os deputados Martinho Carmona e Ozório Juvenil (PMDB), Júnior Ferrari (PTB), Alexandre Von (PSDB).

Na reunião de hoje, o deputado Airton Faleiro vai dar prosseguimento ao debate, iniciado pela ex-governadora Ana Júlia Carepa, das condicionantes sócio-ambientais destinadas às populações dos 11 municípios que serão afetados pela implantação de Belo Monte.

Inicialmente, estão previstos investimentos de R$ 4 bilhões, do Governo Federal e R$500 milhões, do consórcio vencedor, no caso a Norte Energia, para as condicionantes sócio-ambientais.

“ Pela primeira vez na Amazônia, um grande projeto será instalado priorizando os impactos sócio-ambientais. Isso é um avanço. No caso de Tucuruí (usina hidrelétrica construída no rio Tocantins), primeiro a obra foi construída para depois se cuidar dos impactos”, afirmou Faleiro.

Outro aspecto positivo é a viabilidade de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para os 11 municípios do entorno de Belo Monte.
Outros temas que a Comissão Parlamentar vai colocar em pauta na reunião com a Norte Energia é a não instalação de canteiro de obras no local, para evitar mazelas sociais.

O outro tema é um mecanismo que garanta que 15% da energia gerada por Belo Monte, fiquem de fora do sistema integrado, que distribuiu a energia para outros estados.
O objetivo é garantir energia para o estado do Pará e com isso atrair investimentos para a nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário