quarta-feira, 25 de maio de 2011

Direto do blog do Bordalo

Hospital Regional no Nordeste do Estado

A cada dia cresce o debate sobre a instalação de um hospital regional no Nordeste Paraense. São linhas, vantagens e desvantagens que ainda geram dúvidas, até mesmo com relação as informações dadas pelo Governo do Estado. A Agenda Mínima apresentada pelo governador Simão Jatene apresenta como meta a construção de dois hospitais regionais. No entanto, já existem processos de licitações abertos para a construção de hospitais em Ipixuna do Pará e no trevo de Abaetetuba. Nesses municípios as obras serão tratadas como novas ou já estariam incluídas na Agenda? Com relação à instalação desse hospital em Ipixuna, acredito que iria desafogar as demandas do Sul e Sudeste do Estado, além da região do Capim e, não seria viável para os moradores da Região Nordeste.

A discussão é ampla e envolve investimentos e um estudo amplo da viabilidade econômica e financeira dos municípios da Região Nordeste. Temos que analisar cada detalhe. Manifestações de 20 prefeitos e vereadores de municípios que compõem a Região Nordeste chegaram ao meu conhecimento, ressaltando a importância de instalar este sistema de saúde em Capanema, município pólo da Região Bragantina, abrangendo mais de 374 mil habitantes. Para fortalecer este debate solicitei a realização de audiência pública para discutir a implantação do Hospital Regional. O pedido será encaminhado à Comissão de Saúde que vai marcar a data da audiência.

A cidade de Capanema possui uma ótima logística e uma localização privilegiada, próxima aos outros municípios. Durante meu pronunciamento na Assembleia Legislativa, outros deputados também manifestaram o apoio favorável à instalação do Hospital em Capanema: os deputados Eduardo Costa (PTB), Raimundo Belo (PSB), Fernando Coimbra (PDT) e Simone Morgado (PMDB). Agora, temos que analisar a viabilidade, em prol do atendimento as demandas da população paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário