quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TOXIC: AMAZÔNIA: FULL LENGTH

No dia 24 de maio de 2011, o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo foi executado perto do assentamento em que viviam no estado do Pará. Nesse mesmo dia, deputados aprovaram o Código Florestal, uma lei que coloca em risco as florestas e legaliza desmates. Um mês depois viajamos para Marabá, cidade natal Cláudio, que já foi parte da floresta mas hoje está cercada por terras devastadas destinadas à criação de gado. Enquanto a morte do casal era investigada pela polícia, fomos até o local do assassinato, seguimos os agente do IBAMA numa operação cinematográfica em que madeireiras ilegais foram fechadas, visitamos um acampamento do MST, conhecemos escravos foragidos e nos admiramos com a violência que permeia a cidade que os locais chamam de Marabala (mistura de "Marabá" com "Bala").

3 comentários:

  1. Tem um pouco de exagero nesta tua matéria, deputado!
    O senhor está querendo conquistar eleitores ambientalistas com este discurso furado...
    Eu era teu eleitor, mas não conte mais com meu voto, pois a realidade economica e social daqui de "MARABALA" (como o senhor citou) é bem diferente do que o senhor fala.

    José Carlos Santos

    ResponderExcluir
  2. Prezado José Carlos, a matéria não foi produzida por mim ou minha assessoria. Estamos apenas reproduzindo matéria veiculada no blog Vice, série Toxic que está com link anexo. Pode acessar e conferir.

    ResponderExcluir
  3. Sendo assim, antes de desistir de votar no senhor, gostaria de saber tua opinião sobre o assunto.

    José Carlos Santos

    ResponderExcluir