quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Famílias de Abaetetuba exigem regularização fundiária ao Iterpa



Neste momento, representantes de onze Projetos de Assentamentos, do município de Abaetetuba (Tocantina), estão reunidos na praça do Operário em São Brás, a caminho do Instituto de Terras do Pará ( Iterpa).

As famílias exigem uma reunião com o presidente do instituto, Carlos Lamarão, para discutir as ações dentro dos assentamentos que estão paralisadas.


Elias Kempner, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Abaetetuba, informou que tudo o que foi encaminhado no ano passado de benfeitoria para os assentados no que diz respeito a regularização fundiária não conseguiu avançar em nada, apesar de todas as famílias já estarem cadastradas e o levantamento topográfico e sócioambiental das áreas já estarem prontos.


Segundo Kempner, a maioria dos projetos de assentamento só aguarda a publicação de criação, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), mas, as áreas que estão sob a jurisdição do instituto precisam ser repassadas.


As famílias dizem estar preocupadas com o avanço dos grandes projetos na região, como o dendê e a pecuária. “ A titulação coletiva é uma forma de nos alto protegermos dessas situações”. Ressaltou kempner.


Os agricultores dizem que estão dispostos a radicalizar o movimento senão for resolvido o problema.


Por Assessoria do mandato.

Texto Iolanda Lopes

Fotos: Paula Portilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário