quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tráfico Humano no Pará: visita da CPI no Marajó

Os deputados da CPI que apura o tráfico humano do Estado do Pará realizam audiências públicas nas cidades de Breves (dia 17/11, quinta-feira) e Curralinho (dia 18/11, sexta-feira). Em Breves na Câmara Municipal, na Rua Duque de Caxias. Já em Curralinho na Colônia de Pescadores. Nas audiências públicas os deputados irão averiguar denúncias da existência deste tráfico nestes municípios e em Portel. Serão ouvidas vítimas, testemunhas e acusados de envolvimento com o tráfico de mulheres, jovens e adolescentes para exploração sexual no Brasil e no exterior.

Nas audiências além do deputado Bordalo, a comitiva da CPI será composta pelos deputados: Celso Sabino (PR), Edmilson Rodrigues ((PSOL) e Edilson Moura (PT).

Realidade do tráfico humano

No comércio ilegal, o tráfico humano movimenta atualmente mais de US$ 12 bilhões por ano, segundo dados da ONU. A atividade compete apenas com o tráfico de armas. É comprovadamente a segunda prática criminosa mais lucrativa do mundo. Em 2008 cerca de 500 mil pessoas foram vítimas do tráfico humano na Europa. E desse total, 75 mil eram de brasileiros. Na maioria dos casos são jovens e mulheres, afrodescendentes com baixa escolaridade e desempregados, que são atraídos por promessas de bons empregos e uma vida melhor. Sem passaportes, lá são escravizados para atividades sexuais ou econômicas. A região amazônica também se insere neste mercado mundial, e é uma das que mais fornece vítimas para essas redes criminosas.

Estima-se que 500 mil crianças são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual no mundo inteiro. No Brasil, ao menos 25 mil pessoas estão sendo mantidas em condições análogas ao trabalho escravo. É um dever de toda a sociedade enfrentar esta questão.

Programação da CPI no Marajó

17.11 – Quinta-feira,

Cidade de Breves

Local: Câmara Municipal na Rua Duque de Caxias,

10:00h –Audiência pública com a presença de autoridades públicas do município, representantes de entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes do município; especialmente, o Conselho Tutelar, a Arquidiocese, Pastores, Sindicatos e o Conselho Regional de Assistência Social, para em seguida iniciar os depoimentos (oitivas públicas);

14 h – Segue depoimentos de vítimas, testemunhas e acusados.

Cidade de Curralinho

18.11 – Sexta-feira,

Local: sede da Colônia de Pescadores,

10:00 h – Audiência pública com a presença de autoridades públicas do município, representantes de entidades de defesa dos direitos de crianças e adolescentes do município; especialmente, o Conselho Tutelar, a Arquidiocese, Pastores, Sindicatos e o Conselho Regional de Assistência Social, para em seguida iniciar os depoimentos (oitivas públicas);

14 h – Segue depoimentos de vítimas, testemunhas e acusados.

Fonte: Carlos Boução (AID/Alepa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário