segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SIM, nós vamos reagir !

Em reunião realizada após o reultado da votação do plebiscito, domingo, 12, para a criação dos estados do Tapajós e Carajás e que deu a vitória à não divisão, os integrantes da Frente Pró Tapajós deliberaram o seguinte, em respeito a vontade da maioria dos eleitores das regiões do Tapajós e Carajás e em protesto pelas regras e como ocorreu a campanha :


Partir para a ofensiva, com os deputados estaduais dos Frentes Pró Tapajós e Carajás, apresentar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), solicitando que a mudança da capital do estado para um município localizado mais no centro geográfico do Pará. O município seria escolhido a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todos os municípios localizados nas áreas de influência do Tapajós e de Carajás, que tiveram mais de 50 por cento dos votos no SIM, vão decretar um dia luto pelo resultado do plebiscito.

Santarém já amanheceu de luto

Propor, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), um projeto de Lei definindo novos percentuais de recursos para as regiões do Tapajós e de Carajás.

A bancada federal das duas regiões vai propor um projeto de Lei propondo mudanças nas regras de consultas populares, como no caso do plebiscito para criação de novos estados. No entendimento da Frente, quando o "grosso" da população está concentrada em uma área que seja contra a criação de novos estados, esta nunca acontecerá.

Vereadores e presidentes de Câramas Municipais se articulam para conceder título de persona non grata ao governador Simão Jatene e seu vice Helenilson Pontes, pela forma como se comportaram durante a campanha do plebiscito.

Partiparam da reunião, entre outras, o deputado Lira Maia, a prefeita Maria do Carmo, de Santarém e o deputado Airton Faleiro.

Por : Assessoria do deputado Airton Faleiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário