terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Urnas revelam insatisfações

Fonte: Jornal Amazônia

Vereadores dizem que resultado do plebiscito apontou as mazelas de um modelo de gestão ultrapassado

O resultado do plebiscito repercutiu na Câmara Municipal de Belém, ontem. O vereador Augusto Pantoja (PPS) fez o discurso mais contundente sobre o que se revelou com a consulta popular. "Todos os governos que passaram, nos últimos vinte anos, sem exceção, nunca atentaram para o abandono das regiões", disse.

Para Pantoja, chega a ser irônico observar que a campanha reuniu, seja para defender ou rejeitar a divisão, políticos que apostam num modelo de gestão equivocado porque reparte a administração entre aliados e utiliza a máquina pública para criar privilégios em detrimento da população.

"Todos os que estiveram associados às campanhas são políticos profissionais que sempre apostaram nessa forma de gerir o Estado para atender grupos. Se os governos que passaram tivessem criado políticas de médio e longo prazos para a educação, por exemplo, não estaríamos colhendo o fracasso no ensino", criticou.

Na avaliação de Pantoja, o plebiscito serviu para que se discutisse esse modelo e agora é hora da sociedade organizada se envolver mais. Ele defende que a estratégia de mudança não se restrinja à defesa de mudança na lei Kandir porque ela atende o interesse do país de exportar produtos primários.

Defende também que a sociedade substitua os políticos na defesa de mudanças e que faça uso maior de instrumentos como o plebiscito e o referendo. "O Simão Jatene tem que rever a distribuição de cargos para aliados. Vamos ficar atentos às alterações que devem acontecer nas secretarias em janeiro", enfatizou.

O vereador Carlos Augusto Barbosa (DEM) também defendeu o cuidado com o discurso fácil de "velhos políticos" em época de campanha eleitoral e advertiu que as prefeituras também têm responsabilidade no processo histórico que levou os municípios a se revoltarem contra o abandono público.

"Não se pode computar todas as desgraças ao Estado. O governo federal e as prefeituras têm responsabilidade. Por que Paragominas é modelo de gestão? A cidade está dentro da área separatista, mas foi contra", comentou ele depois de defender o fim do revanchismo instalado com o resultado da consulta popular.

O vereador Otávio Pinheiro (PT) defendeu a continuidade dos debates sobre as soluções para que os municípios do interior sejam melhor tratados, pois, considerou pequeno o tempo que a população teve para se preparar para a consulta. Para o vereador Pio Netto (PTB), uma das medidas que se espera, agora, é a descentralização administrativa do Estado. Ele sugere a criação de superintendências regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário