quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ufopa realiza seminário para debater a criação do estado do Tapajós

Está sendo realizado em Santarém o Seminário Pespectivas de Emamcipação do Estado do Tapajós. O evento começou ontem e encerra hoje, com palestras para fomentar o debate.

Segue abaixo a apresentação do grupo organizador sobre o seminário e sua proposta.

Criado pela portaria nº 1.196 de 30 de junho de 2011 da Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará, o grupo de trabalho GT-Tapajós organiza o seminário, visando a contribuir com a mais ampla discussão entre profissionais, técnicos, professores, alunos, funcionários, pesquisadores, cientistas, sindicatos, movimentos e instituições ligadas à história da Amazônia brasileira, e com a população, para subsidiar o plebiscito a respeito da divisão do território do Pará para a criação de outra unidade da Federação, denominada estado do Tapajós, na região Oeste do Pará, área de atuação da UFOPA, a Universidade da Integração Amazônica.

O grupo coordenador busca criar as condições fecundas para o diálogo aberto e responsável, levantando a problemática desta complexa questão em eixos temáticos, aprofundando os assuntos pertinentes à administração moderna de um novo estado. Reconhecendo ser este o ápice das perspectivas de futuro e de mecanismos de governo que tenham um modelo político-administrativo adequado para a região Amazônica, o

grupo estabeleceu uma metodologia sistemática de trabalho e procurou refletir uma questão que deve ser pensada por todos os envolvidos nesteimportante instrumento democrático de consulta popular: A divisão do estado do Pará é estratégica para o desenvolvimento da Amazônia? Para responder a tal indagação, convidou pesquisadores e profissionais reconhecidamente competentes e sabedores de seu papel com a história e

com o destino das populações.

Aprofundar, qualificar, analisar: eis aqui o compromisso da UFOPA. Conscientizar e despertar a noção de pertencimento, de cidadania, de identidade cultural, transformar o destino da Amazônia: eis o desafio que a academia, os pesquisadores e políticos têm de encarar. Desejamos que este seminário seja um marco para a intenção do bem comum, do espírito público, da construção de um mundo melhor e que todos os paraenses possam vibrar com a alegria de votar, conscientes e sabedores da responsabilidade com o nosso tempo, para consigo e para com os outros: eis aqui a festa da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário