quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Presidente do Incra chega hoje a Altamira

O presidente nacional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), desembarca hoje em Altamira (Oeste). Celso Lisboa, chega para cumprir o acordo com os representantes do movimento social da Transamazônica, firmado no último dia 01 de setembro, por conta do protesto de cerca de 3 mil agricultores da região que durante quatro dias acamparam em Altamira, interditaram a Rodovia Br 230, paralisaram as obras da hidrelétrica de Belo Monte e ocuparam a sede do Incra no município.

A pauta de reunião, que acontecerá na sede do Incra, a partir das 15h, tratará da situação dos assentamentos já criados e das Reservas Extrativistas (Resexs), no tocante ao crédito moradia, fomento, regularização fundiária e ambiental na região.

Segundo João Batista Uchoa, coordenador da Fundação Viver, Produzir e Preservar, levantamentos realizados pelo movimento popular indicam que, “somente para dar solução aos problemas fundiários, são necessários 50 milhões de reais”, informou.

Só na região Transamazônica, 12 mil famílias estão em situação de Registro Beneficiário (RB), sem área destinada em assentamentos.

A reunião será coordenada pela Fundação Viver, Produzir e Preservar, a Federação dos Trabalhadores em Agricultura ( Fetagri- regional). Também estarão presentes representantes de 11 municípios da Transamazônica e Xingu.

Para o deputado Airton Faleiro, que intermediou as negociações junto ao governo federal, a expectativa é que as negociações avancem pois a situação fundiária é considerada hoje o maior problema da região.


Por: assessoria de Comunicação da Fundação Viver Produzir e Preservar.

Contato- Iolanda Lopes- 91 9168 0535.

Sugestão de entrevistado- João Batista Uchoa- 93 9142 9138.

Nenhum comentário:

Postar um comentário