terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caso Colônia Heleno Fragoso

Está certo que o governador Simão Jatene demitiu o superintendente do Sistema Penal assim como demitiu a diretora da Santa Casa (no caso da morte dos gemeos à porta da instituição) acontece que o governador só está chegando atrasado nestas providências. Está sendo atropelado pelos fatos.

O certo mesmo é que no primeiro ano de gestão, esse governo não só ainda não disse a que veio, como está dando sinais claros de perda de controle nas demandas públicas: saúde, segurança,...


Chefe da Susipe é exonerado após caso de adolescentes

Fonte: Portal ORM


O Governador do Estado, Simão Jatene, exonerou, na noite da segunda-feira (19), o superintendente do Sistema Penal major Francisco Mota Bernardes. O motivo foi o caso de uma adolescente que teria passado a noite nas dependências da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel, nordeste paraense, onde teria sofrido abuso sexual por vários detentos. A decisão foi divulgada em nota da Secretaria de Comunicação do Estado, na manhã desta terça-feira (20). Assume o cargo o major Mauro Barbas.

Na nota, o secretário de segurança pública explica o motivo da troca no comando 'O Major Bernardes prestou um grande serviço para o Estado, inclusive retirando todos os presos das delegacias da capital, mas infelizmente não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal', afirmou Luiz Fernandes Rocha.



Também na nota, o Governo relembra que, ainda no domingo (18), logo que tomou conhecimento das denúncias, o governador já havia determinado a exoneração do diretor da instituição penal, Andrés de Albuquerque Nunes, assim como de todo o efetivo de plantão no dia do fato, por negligência.



Inquérito - A investigação criminal sobre a possível presença da menor na colônia agrícola está sendo conduzida pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e corre sobre segredo de Justiça, como determina o Estatuto da Criança e Adolescente. Uma cerca de contenção, que já vinha sendo construída no entorno da área, teve suas obras aceleradas, para aumentar o grau de segurança na Colônia, segundo informou o Governo.

O caso - Uma adolescente de 14 anos revelou que era abusada, juntamente com outras duas jovens, por detentos do regime semi-aberto da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no município de Santa Izabel. Ela contou que foi aliciada por uma mulher identificada apenas como Anne, que teria a convidado para ir até uma 'colônia de férias'.


Ela contou ainda que manteve relações com dez homens durante os quatro dias em que esteve no local e, que, só saía da penitenciária para vender drogas a mando dos detentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário