Fotos: Ag/ Pa
FONTE: PORTAL ORM
José rodrigues é acusado de ser o mandante e seu irmão o executor de José Cláudio e Maria do Espírito Santo
Cerca de 60 policiais participaram da operação, que foi montada após quatro meses de investigações. Para chegar aos irmãos, a polícia contou com mapeamento da área onde eles se escondiam, policiais infiltrados, informantes e outras técnicas de investigação. "A operação foi precedida de grande planejamento. Os acusados estavam em um local de difícil acesso, em uma área alta", afirmou o secretário.
José Rodrigues e Lindonjohnson se escondiam em uma casa, mas costumavam dormir em uma espécie de barraca dentro da mata. O local é 22 quilômetros distante da vila Maracajá, que fica a 52 quilômetros do município de Novo Repartimento. A prisão deles ocorreu ao amanhecer do domingo, quando toda a área foi cercada. José Rodrigues ainda tentou fugir, mas foi preso em poucos minutos.
O delegado geral adjunto, Rilmar Firmino, afirmou que o sucesso da operação se deu por todo o trabalho de investigação e levantamento prévio, que vinha ocorrendo há quatro meses. "Foi uma ação perfeita logo na primeira abordagem. Tínhamos três ações táticas planejadas para a prisão dos acusados. Caso a primeira não desse certo, partiríamos para a segunda, que seria um novo bloqueio. E, em último caso, faríamos uso de aeronave", afirmou o delegado.
Zé Rodrigues tentar escapar de cerco
Ele contou que policiais do Comando de Operações Especiais (COE) cercaram o local em que os irmãos estavam e ficaram cerca de três horas aguardando o momento de avançar até a casa e efetuar a prisão. "Quando os policiais avançaram, José Rodrigues ainda tentou fugir, mas seis policiais estavam na parte de trás da casa e o outro acusado já estava dominado", contou. Rilmar afirmou ainda que "Zé Rodrigues" é o mandante do duplo assassinato. "Ele foi identificado como mandante, não temos dúvidas disso", segundo suas palavras.
O coronel Solano, da Polícia Militar (PM), afirmou que maiores detalhes e imagens da operação que resultou na prisão dos acusados serão fornecidos hoje. "Foi uma ação bem planejada, que contou com o trabalho conjunto das polícias do Estado. Os policiais chegaram durante a noite e amanheceram no local, não deram tempo para reação dos acusados. Conseguimos prender os responsáveis por este crime hediondo, que mexeu com a nossa sociedade e com o País inteiro", complementou.
Os acusados foram trazidos para Belém no helicóptero do Sistema de Segurança Pública - sob forte escolta policial - e apresentados no início da noite de ontem, em uma entrevista coletiva. Hoje, eles serão ouvidos em depoimento e a polícia irá divulgar mais detalhes sobre a operação que resultou na prisão dos irmãos acusados do assassinato dos extrativistas.
O crime
O casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Ribeiro da Silva foi abordado pelos pistoleiros quando saíram do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, onde moravam. Eles estavam a caminho da sede do município quando foram executados a tiros. Segundo as investigações policiais, Lindonjohnson e Neguinho estariam na mata aguardando a passagem do casal. Os extrativistas desceram da motocicleta para atravessar uma ponte de madeira, quando foram alvejados. O crime foi no dia 24 de maio.
Nas investigações, a polícia descobriu que "Zé Rodrigues" tinha entrado em conflito com o casal, e o motivo seria dois lotes de terra localizados dentro do assentamento. Durante prosseguimento do inquérito, no mês de junho, a polícia apontou José Rodrigues como mandante do crime, e seu irmão Lindojonhson como executor, além de "Neguinho" como segundo executor, ainda foragido. Mais de 60 pessoas foram ouvidas em depoimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário