segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Já estão presos acusados do assasinato do casal de extrativistas em Nova Ipixuna


Fotos: Ag/ Pa


FONTE: PORTAL ORM


José rodrigues é acusado de ser o mandante e seu irmão o executor de José Cláudio e Maria do Espírito Santo




Estão presos dois acusados do assassinato de um casal de extrativistas no município de Nova Ipixuna, sudeste do Estado do Pará. O crime ocorreu em maio deste ano, e as vítimas foram José Cláudio e Maria do Espírito Santo Ribeiro da Silva. Os irmãos Lindonjohnson Silva Rocha, 29, e José Rodrigues Moreira, o "Zé Rodrigues", 43, foram detidos ontem pela manhã em uma operação conjunta entre as polícias civil e militar, em uma área rural de Novo Repartimento. Na cabana em que eles estavam escondidos, foram encontrados três revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 22, que pode ser a mesma usada no crime. A polícia agora investiga para localizar e prender um terceiro acusado do duplo assassinato. Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, Luís Fernandes, as investigações apontam José Rodrigues como mandante do crime, e Lindonjohnson foi o executor, juntamente com Alberto Lopes Teixeira, conhecido como "Neguinho", que ainda está foragido. "A polícia continua investigando para prender o terceiro acusado. Chegamos aos dois, e com certeza chegaremos ao que ainda foragido", afirmou.


Cerca de 60 policiais participaram da operação, que foi montada após quatro meses de investigações. Para chegar aos irmãos, a polícia contou com mapeamento da área onde eles se escondiam, policiais infiltrados, informantes e outras técnicas de investigação. "A operação foi precedida de grande planejamento. Os acusados estavam em um local de difícil acesso, em uma área alta", afirmou o secretário.


José Rodrigues e Lindonjohnson se escondiam em uma casa, mas costumavam dormir em uma espécie de barraca dentro da mata. O local é 22 quilômetros distante da vila Maracajá, que fica a 52 quilômetros do município de Novo Repartimento. A prisão deles ocorreu ao amanhecer do domingo, quando toda a área foi cercada. José Rodrigues ainda tentou fugir, mas foi preso em poucos minutos.


O delegado geral adjunto, Rilmar Firmino, afirmou que o sucesso da operação se deu por todo o trabalho de investigação e levantamento prévio, que vinha ocorrendo há quatro meses. "Foi uma ação perfeita logo na primeira abordagem. Tínhamos três ações táticas planejadas para a prisão dos acusados. Caso a primeira não desse certo, partiríamos para a segunda, que seria um novo bloqueio. E, em último caso, faríamos uso de aeronave", afirmou o delegado.


Zé Rodrigues tentar escapar de cerco


Ele contou que policiais do Comando de Operações Especiais (COE) cercaram o local em que os irmãos estavam e ficaram cerca de três horas aguardando o momento de avançar até a casa e efetuar a prisão. "Quando os policiais avançaram, José Rodrigues ainda tentou fugir, mas seis policiais estavam na parte de trás da casa e o outro acusado já estava dominado", contou. Rilmar afirmou ainda que "Zé Rodrigues" é o mandante do duplo assassinato. "Ele foi identificado como mandante, não temos dúvidas disso", segundo suas palavras.


O coronel Solano, da Polícia Militar (PM), afirmou que maiores detalhes e imagens da operação que resultou na prisão dos acusados serão fornecidos hoje. "Foi uma ação bem planejada, que contou com o trabalho conjunto das polícias do Estado. Os policiais chegaram durante a noite e amanheceram no local, não deram tempo para reação dos acusados. Conseguimos prender os responsáveis por este crime hediondo, que mexeu com a nossa sociedade e com o País inteiro", complementou.



Os acusados foram trazidos para Belém no helicóptero do Sistema de Segurança Pública - sob forte escolta policial - e apresentados no início da noite de ontem, em uma entrevista coletiva. Hoje, eles serão ouvidos em depoimento e a polícia irá divulgar mais detalhes sobre a operação que resultou na prisão dos irmãos acusados do assassinato dos extrativistas.



O crime


O casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Ribeiro da Silva foi abordado pelos pistoleiros quando saíram do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, onde moravam. Eles estavam a caminho da sede do município quando foram executados a tiros. Segundo as investigações policiais, Lindonjohnson e Neguinho estariam na mata aguardando a passagem do casal. Os extrativistas desceram da motocicleta para atravessar uma ponte de madeira, quando foram alvejados. O crime foi no dia 24 de maio.


Nas investigações, a polícia descobriu que "Zé Rodrigues" tinha entrado em conflito com o casal, e o motivo seria dois lotes de terra localizados dentro do assentamento. Durante prosseguimento do inquérito, no mês de junho, a polícia apontou José Rodrigues como mandante do crime, e seu irmão Lindojonhson como executor, além de "Neguinho" como segundo executor, ainda foragido. Mais de 60 pessoas foram ouvidas em depoimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário