sábado, 27 de junho de 2015

MEMÓRIA DAS AUDIÊNCIAS DA CARAVANA DO OESTE DO PARÁ EM BRASÍLIA



MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA E PROGRAMA LUZ PARA TODOS 23/06 (terça-feira)

1- Quanto às questões relacionadas à redução das tarifas de energia do Consiste e o ICMS na origem, será enviado para instâncias competentes relacionadas para estudo das proposições da pauta da Caravana.

2- Sobre o Programa especial de Belo Monte - está mantido o acordo anterior com a região, de executar mais 5 mil ligações e estudar as novas solicitações para possíveis atendimentos futuros.

3- Sobre a região do Tapajós:

a) Fica programado 4 mil ligações para o próximo período nos municípios com  reforço no sistema de distribuição a fim de garantir energia estável e permanente.

b) Nos municípios de Jacareacanga e Aveiro que operam com energia tocada a óleo, será feito levantamento técnico para ver a capacidade instalada com o objetivo de atender localidades de terra firme ainda não contempladas pelo programa.

4- Sobre a região do Baixo Amazonas, fica assegurado a continuidade de execução do Programa em alguns municípios como já programadas e nos que não estão incluídos na planilha de execução, será realizado estudo técnica para ver a capacidade energia instalada para atender demandas em áreas de terra firme. Gurupá (no Marajó) está incluído nestes municípios para a realização dos estudos e atendimentos.

5- Sobre a energia em áreas isoladas:

a) Conforme determina as novas resoluções, retirando a exigência de leilões para execução dessas obras, facilita a execução do PLPT nestas áreas. 

b) 10 mil ligações estão programadas para as localidades isoladas no próximo período. A caravana solicitou a inclusão de municípios das regiões do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós, nesta cota das 10 mil ligações.

6- Sobre o rebaixamento na Calha Norte - o trecho de Oriximiná, o processo está em curso e os demais estão programados para realização de leilões.

7- A caravana manteve a proposta de efetivação de contrato especial em torno da Hidrelétrica de Curuá-Una, o que será objeto de estudo e posterior deliberação. No caso do Tapajós, a caravana manteve também a proposição de contrato especial assim que a hidrelétrica for licenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário