segunda-feira, 22 de junho de 2015

JOÃO BATISTA UCHOA, COORDENADOR GERAL DA FVPP, É HOMENAGEADO PELA ALEPA

Na tarde desta segunda-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa (Alepa), Márcio Miranda (DEM) e o deputado Airton Faleiro fizeram a entrega do "Título Mérito Legislativo" ao Cientista Social e Coordenador Geral da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), João Batista Uchoa Pereira, 45 anos. A láurea é uma homenagem que a Alepa faz a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Pará.

Para o deputado Airton Faleiro, a escolha de João propicia homenagear as lideranças dos movimentos sociais, que muito têm contribuído na proposição e até execução de políticas públicas, bem como, na fiscalização e denúncia quando essas políticas são mal executadas. "Homenagear João Batista é reconhecer o excelente trabalho de liderança que ele exerce em toda a região oeste do Pará a partir da coordenação da FVPP", declara Faleiro.

João Batista, filho de agricultores, nasceu em 1970, na Colônia Cedro, zona rural de Santarém (PA), onde viveu e trabalhou na agricultura familiar até os 20 anos. Começou sua trajetória política na adolescência, acompanhando seus pais e lideranças sindicais rurais. Participou ativamente da criação do Partido dos Trabalhadores em Santarém, partido no qual sempre atuou e é filiado.

Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas, destacam-se a consolidação da Casa Familiar Rural (CFR) de Altamira (PA), criação de programas como Campo Cidadão, a implantação da Fábrica de Chocolate de Medicilândia e a criação do Fundo de Apoio a Cultura do Cacau (FUNCACAU).

Em 2013 é eleito pelo 2º mandato, Coordenador Geral da FVPP, tornando-se um dos principais interlocutores junto ao governo federal para tratar de ações importantes ao desenvolvimento de Altamira e região, dentre eles, apoio à educação no campo e profissional, através de programas como PRONATEC e PRONACAMPO, além de recursos para assentamentos rurais através do INCRA.

"Quero agradecer ao deputado Airton Faleiro e à Assembleia Legislativa por essa homenagem e consideração". Este título, representa a nossa luta social pela garantia dos direitos humanos e da educação no campo de todos os filhos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, extrativistas, quilombolas. Representa também a nossa luta pelo desenvolvimento sustentável da região oeste do Pará", salientou João.

 "Dedico este prêmio a minha família e para todos os companheiros e companheiras que fazem parte dos movimentos sociais do oeste do Pará, em especial, da FVPP”, declara João Batista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário