quinta-feira, 25 de junho de 2015

MEMÓRIAS DAS AUDIÊNCIAS DA CARAVANA DO OESTE DO PARÁ EM BRASÍLIA DE 23 A 26 DE JUNHO DE 2015



MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA: 24/06 (quarta-feira)

Em resposta à pauta apresentada pela caravana do Oeste do Pará em Brasília se chegou as seguintes deliberações:

1- Sobre escritórios do Ministério da Pesca em Santarém, Altamira e Itaituba- o Ministro está articulando apoiadores locais e também instituições mais abrangentes que tem atuação na região, com por exemplo, Eletronorte, na busca de parceria para efetivar os escritórios na Região Oeste. Foi sugerido por integrantes da Caravana  que seja procurado também as empresas portuárias que estão atuando na região;

2- Sobre investimentos em produção de alevinos, fábricas de gelo e ração - o Ministro informou que pretende instituir pólos produtivos em que se tenha esse conjunto de questões em funcionamento. Ficou encaminhado a realização de eventos regionais para serem incluídos dentro do plano de desenvolvimento de cada pólo produtivo, aprofundar o plano do ministério da pesca. O Senador Paulo Rocha, juntamente com a bancada Federal ficaram com a tarefa de organizar os eventos, iniciando em Itaituba e Altamira. Os integrantes da Caravana solicitaram que fosse feito também em Santarém;

3- Outra questão bem aprofundada na audiência foi a necessidade da conscientização dos produtores, instituições financeiras e consumidores da grande e promissora oportunidade da produção de pescado por meio de tanques, redes e outras; foi solicitado, os estudos das águas dos inúmeros lagos ao longo das duas BRs, pois eles representam um grande potencial na criação de peixes em tanques reservatórios.

Foram agendadas duas reuniões para a segunda quinzena de julho em Altamira,  Itaituba e Santarém para tratar das potencialidades e do plano de desenvolvimento dessas regiões com os ministérios da Pesca, Transportes, Minas e Energia, juntamente com Ibama, Sema, MDA,  autoridades políticas, setor privado e a Norte Energia.


O Ministério da Pesca vai encaminhar para a Agência no Nacional das Águas (ANA),  a realização de estudos do potencial da criação de peixes no Lago da barragem da hidrelétrica de Curuá-Una em Santarém e Mojuí dos Campos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário