segunda-feira, 29 de junho de 2015

CARAVANA DO OESTE DO PARÁ LANÇOU HOJE (29), RESULTADOS DAS NEGOCIAÇÕES EM BRASÍLIA


 Deputados, prefeitos, vereadores, sindicalistas, lideranças dos movimentos sociais, pescadores e empresários, apoiados pelo deputado estadual Airton Faleiro, deputados federais Zé Geraldo e Beto Faro e pelo Senador Paulo Rocha, que aceitaram o desafio de construir uma pauta regional unificada que expressasse os interesses da região Oeste do Pará. A pauta foi apresentada e negociada com o governo federal.


Se incorporaram, e reforçaram a caravana, os deputado estadual Eraldo Pimenta (PMDB) e federal Chapadinha - Francisco Aguiar (PSD).
A Caravana do Oeste do Pará, integrou as lideranças das três grandes regiões do estado do Pará: Transamazônica/Xingu; Baixo Amazonas e Tapajós. Os temas unificados pela pauta regional foram: Regularização fundiária e ambiental, Novo ciclo de fomento e financiamento das atividades produtivas, Logística para o desenvolvimento regional, Energia a serviço do desenvolvimento da região Oeste, Universalização da telefonia móvel e internet na região Oeste do Pará, Educação superior e tecnológica, Turismo e cultura impulsionando o desenvolvimento local, Saúde e Pesca e aquicultura. Dentro dessas temáticas foram negociadas  propostas concretas de interesse da sociedade local.

Foram 14 audiências, sendo que cinco delas contaram com a presença  de ministros fortes como Patrus Ananias do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e Miguel Rossetto da Secretaria geral da presidência da república.

Mais de 70 lideranças representaram os variados grupos de interesse da região Oeste do estado do Pará.

A caravana contou com apoio total da CONTAG e FETAGRI estadual e  contando também, com a participação do Fórum das Entidades Sociais de Santarém.
A pauta unificada foi apresentada ao governo e possibilitou dialogar e ouvir as proposições para cada temática.

A caravana  lançou hoje (29), um relatório com os principais resultados negociados, em cada área temática, acordados nas audiências com o Governo Federal. As respostas foram apresentadas como: informações sobre andamentos das obras; detalhando e disponibilidade orçamentária e financeira para novas demandas, anúncios sobre licitações em andamento; proposta de novas agendas para detalhamento da pauta.

Ao final, os integrantes da Caravana se reuniram com o Ministro da Secretária Geral da Presidência da República,  onde ficou acordado que este ministério será responsável por coordenar junto aos demais ministérios e autarquias o monitoramento da execução do que foi acordado e da abertura de novas negociações.

Para o Deputado Airton Faleiro, um dos coordenadores da Caravana, foi cumprido o objetivo  principal,  que era pautar o governo federal com as demandas da sociedade local. "Agora não podemos parar. Vou propor às lideranças a criação de um comitê de acompanhamento junto ao governo para que o que foi negociado não se perca no  meio do caminho, dando assim, continuidade nas negociações ", afirma o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário