segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A mensagem do governador e a oposição

De forma resumida eu diria que a mensagem do governador Simão Jatene foi bem analisada pelos deputados da oposição Edmilson Rodrigues (PSOL) e Bernadete Ten Caten (PT).  Faltaram algumas criticas porque o regulamento da Casa é injusto com a oposição pois enquanto o governador falou quase 2 horas, a oposição teve apenas 10 minutos, sem direito à réplica enquanto que o governador  teve ainda mais meia hora para a réplica (É necessário alterar urgente este regimento).

A deputada Bernadete criticou a essência da mensagem afirmando que a mesma não induz à mudança no modelo de desenvolvimento econômico para alterar o alto índice de desigualdade e pobreza no estado. Enquanto que o deputado disse que a mensagem parece mais um programa de governo do que a ser executado pois pouco fala dos feitos do atual do governo. Na minha opinião,  a mensagem e a fala do governador aborda mais o que pretende fazer pois o governo quase nada fez nestes dois anos.

Observei, além disso, que os anúncios do que foi feito, em sua maioria, representam apenas continuidade de obras e políticas já iniciadas no governo anterior do PT.

Concluo então que o Pará continua sendo um estado de gigantescos problemas ao mesmo tempo em que se apresenta como estado de grande potencialidade e oportunidade e que a nossa arrecadação é insuficiente para dar contar de atender as demandas da sociedade paraense. E ainda que o Pará continua sendo profundamente dependente das ações do governo federal e que felizmente depois do governo dos presidente Lula e agora no governo da presidenta  Dilma nosso estado recebeu muito mais atenção, políticas e programas sociais, grandes obras de infraestrutura e incentivo político e financeiro para a industrialização dos nossos produtos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário