terça-feira, 6 de novembro de 2012

Na imprensa hoje: Candidatos têm até hoje para prestar contas com a justiça

Em todo o Estado, 11.670 ainda não apresentaram gastos de campanha

Fonte: O Liberal

A maioria dos candidatos que concorreram às eleições municipais no Pará em outubro deixou para entregar em cima da hora a prestação final de contas da campanha junto à Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), até a manhã de ontem apenas 6.443 prestações de contas haviam sido entregues, dentro de um universo de 18.113 que eram esperadas pela Corte.

O prazo final para que candidatos, comitês financeiros e partidos apresentem a prestação de contas termina hoje, às 19 horas. Apenas os candidatos que concorreram ao segundo turno - no caso do Pará, Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB) - terão um prazo maior para apresentar as contas: 27 de novembro.

O prazo para a prestação de contas à Justiça Eleitoral e as especificações desse processo são disciplinadas pela resolução 23.376/2012, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) De acordo com a resolução, devem prestar contas os candidatos, comitês financeiros e partidos políticos em todas as esferas. A prestação de contas deve ser feita diretamente no cartório eleitoral em que o candidato requereu o seu registro de candidatura.

O secretário de Controle Interno e Auditoria do TRE-PA, Marcos Leão, explica que a prestação de contas foi fracionada ao longo do período eleitoral, mas todos devem entregar a prestação final de contas. 'Tivemos uma prestação de contas parcial no dia 6 de agosto e outra no dia 6 de setembro, mas a prestação final de contas deve ser feita, obrigatoriamente', lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário