quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Faleiro repercute na Alepa o Congresso dos Extrativistas em Macapá




 Por assessoria

Foto: Jorge Júnior


O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta, 07, repercutiu sua participação no III Congresso das Populações Extrativistas, em Macapá-AP, e ressaltou a importância da consolidação deste segmento.  

O parlamentar participou como debatedor em uma das mesas temáticas do evento sobre Educação e cidadania na floresta que discutiu a educação diferenciada no contexto de vida das populações da floresta. “Tive a felicidade de participar como debatedor sobre a educação rural, que faz parte da minha história, no que se refere inclusive à pedagogia da alternância. Devo dizer que saí contente deste congresso - no qual estiveram presentes autoridades, como os ministros Izabela Teixeira (MMA) e Pepe Vargas (MDA) - porque observo que a sociedade, está aos poucos, por mérito das iniciativas das populações tradicionais, reconhecendo este segmento como sujeito social e político, como parte do desenvolvimento econômico do país.”, disse. 

O parlamentar também parabenizou as populações, que saíram da pauta apenas da infra estrutura e da regularização fundiária e avançaram em uma nova pauta: a da educação rural. “Digo que não adianta ter infra estrutura, ter crédito para fomento, Luz para Todos, se não afirmar esse segmento com conhecimento, e não apenas o conhecimento formal, mas com uma concepção que trabalhe a educação para que se prepare tecnicamente para dar conta de sua atividade econômica. Fiz uma critica no congresso de que a forma da educação dos técnicos rurais é muito voltada para assessorar e prestar serviço e não para desenvolver atividades”, afirmou.


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, esteve presente ao evento e foi citado no discurso por Faleiro. “O governador disse que o mundo que olha e quer que a gente preserve a Amazônia, precisa entender que a sustentabilidade da Amazônia passa também pela sustentabilidade das populações tradicionais, estas são as verdadeiras guardiãs da biodiversidade. Mas eles querem ter cidadania e os mesmos direitos que o filho do cidadão urbano tem. O III Congresso foi um momento muito importante da afirmação da cidadania deste segmento”, destacou o deputado. 


 
 Foto da abertura do evento: Eduardo Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário