sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Recomeça o Luz para Todos na Transamazônica e Xingu

Um evento coordenado pela Eletrobrás e pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), marcará a retomada do Programa Luz para Todos na Transamazônica e Xingu.

Após dois anos de paralisação do programa na região, a retomada acontece pelo Projeto de Assentamento Transassurini (PA), na zona rural de Altamira e contemplará neste primeiro momento 681 famílias de agricultores com energia firme. O evento acontece no dia 30, no parque da vaquejada, próximo a vila Sol Nascente, à partir das 10h da manhã.


A retomada do Luz para Todos, é resultado de uma das garantias do governo federal, aos mais de 4 mil agricultores, representantes dos 11 municípios que integram a área de influencia da hidrelétrica de belo monte, que nos últimos dias 28 a 30 de agosto e 01 e 02 de setembro, acamparam em Altamira, pedindo melhorias para as famílias que moram no campo.

O evento contará com a participação de Aurélio Pavão, coordenador nacional do Luz para Todos e Álvaro Bressan da equipe da Rede Celpa.


Segundo João Batista Uchoa, coordenador da FVPP, na Transassurini , de acordo com o projeto técnico da Rede Celpa, já foram identificadas mais 1.500 famílias que precisam ser contempladas pelo projeto energético, portanto, à sociedade civil caberá a realização de uma triagem para identificar se o número é apenas este, ou se mais famílias precisam da energia.


Para Uchoa, a retomada do luz para Todos, pela Transassurini é estratégico, visto ser o PA, o maior pólo de produção de grãos de Altamira, além de ser destaque na produção de gado leiteiro e de corte.


Após a programação que deve reunir pelo menos 500 agricultores, e contará com a presença dos deputados, Airton Faleiro e Zé Geraldo, ambos do PT, será oferecido um almoço coletivo.


Assessoria do deputado Airton Faleiro.

Texto _ Iolanda Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário