quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Assassinato de DEZINHO completa 11 anos: Ato público pela paz e Justiça no campo

Fonte: Fetagri


Para celebrar os 11 anos do assassinato do sindicalista José Dutra da Costa, o “Dezinho”, a viúva, Joelma Dias da Costa, em parceria com várias entidades ligadas ao movimento social, realizará nos dias 25 e 26 deste mês um ato público em Rondon do Pará, cidade onde ocorreu o crime.



O “Ato pela paz, liberdade e justiça no campo” também lembrará outros assassinatos envolvendo a luta pela terra como: José Ribamar (tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondon – morto em 2004), Irmã Dorothy, José Claudio e Maria do Espírito Santo, entre outros que morreram ao defender a reforma agrária e lutaram contra a grilagem de terras.



A programação pretende ainda discutir os direitos das mulheres sindicalistas e dos trabalhadores rurais, além de cobrar dos órgãos competentes (Incra, Mda e Iterpa) a liberação de recursos para investimentos nas comunidades rurais do município.



O evento contará com a atriz global Camila Pitanga, o ator Sérgio Marone e a cineasta Júlia Barreto. Essa é a terceira vez que a atriz participa desse tipo de manifestação sindical na cidade.



História: O assassinato do Dezinho ocorreu no dia 21 de novembro de 2001 em frente a sua residência. O sindicalista recebeu três tiros e mesmo ferido chegou a lutar por alguns instantes com o autor dos disparos até os dois cairem numa vala, onde não resistiu e morreu. O criminoso, Wellington de Jesus Silva, foi preso em flagrante e condenado a 29 anos, mas ganhou o direito de passar o natal com a família e nunca mais voltou. O principal acusado de mandar matar o sindicalista é o fazendeiro e empresário Décio Barrroso, o “Derção”. Ele cumpre pena em liberdade. De lá para cá, Joelma já recebeu várias ameaças de morte e está na lista marcada para morrer. Atualmente ela coordena a Fetagri regional sudeste, com sede em Marabá.



Apoio:

STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais)
FETAGRI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura)
CPT (Comissão Pastoral da Terra)
CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na
agricultura)

MHuD (Movimento Humanos Direitos)
CUT (Central Única dos Trabalhadores)



PROGRAMAÇÃO DIA 25/11/11 (Sexta-feira)

10h - ENTREVISTA NA RÁDIO LOCAL;

14h - REUNIÃO COM AS MULHERES SINDICALISTAS
(auditório da sede do sindicato)

19h:30min - EXPOSIÇÃO CINEMATROGRÁFICA E NOITE CULTURAL (sede do sindicato)

DIA 26/11/11 - (Sábado)

06h - FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR COM EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS.

10h - MESA DE NEGOCIAÇÃO COM O INCRA, MDA, ITERPA E OUTRAS AUTORIDADES PARA LIBERAÇÃO DE RECURSOS - (AÇÕES CONCRETAS PARA OS AGRICULTORES )

12h30min – ALMOÇO


14h30min - GRANDE CAMINHADA NAS RUAS

16h - ATO PÚBLICO NA PRAÇA DA PAZ COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES LOCAIS, REGIONAIS, NACIONAIS E ARTISTAS GLOBAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário