terça-feira, 14 de maio de 2013

Vírus da gripe H1N1 pode ter causado nova morte


A gripe H1N1 pode ter feito mais uma vítima fatal em Belém. Ontem pela manhã, a administradora de empresas Clívia Isabela Sabba Guimarães, 31 anos, morreu com suspeita da doença e que era funcionária da Assembleia Legislativa. Se o caso for confirmado, este será o décimo óbito por casos de gripe que apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Pará, somente em 2013. Cinco dessas mortes foram por H1N1.
Clívia Sabba estava internada em um hospital particular da capital, no bairro do Marco, desde a última quinta-feira (09). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o diagnóstico inicial da paciente foi de pneunomia. A coleta para o exame que vai diagnosticar se realmente Clívia foi vítima de H1N1 já foi realizada.
Jorge Batista, advogado da família de Clívia, informou que a causa da morte da administradora de empresas foi por “insuficiência pulmonar aguda”, em consequência da pneumonia. Ele afirmou que o quadro clínico dela piorou rapidamente. “Foi uma coisa avassaladora, evoluiu muito rápido. Ela deu entrada no hospital na quarta-feira e, na quinta-feira, já foi para o CTI (Centro de Tratamento Intensivo)”, disse.
O corpo de Clívia foi velado em uma capela do Recanto da Saudade, no bairro do Umarizal. No local do velório, a família da vítima preferiu não se manifestar. O sepultamento ocorreu ontem à tarde, em um cemitério do mesmo grupo, no município de Marituba.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que ainda não foi confirmado se Clívia Sabba era portadora do vírus H1N1. Ainda segundo a Sesma, o resultado do exame que vai confirmar a suspeita sairá em seis dias pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), este ano já foram confirmados nove óbitos (sendo cinco por H1N1, um por H3N2 e três por Influenza B) no Pará. Atualmente são notificados apenas os casos que apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave (os sintomas são febre, tosse, falta de ar, expectoração com sangue e dor torácica).
Nos casos de pacientes com estes sintomas, a Sespa realiza a coleta de amostras de secreção para pesquisa de vírus respiratório. Segundo a Secretaria, este ano foram 125 notificações, com 45 resultados positivos (sendo 26 de H1N1, um de H3N2, nove de Influenza B, um para Influenza A inconclusivo e oito de outros vírus sazonais)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário