segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Segue interditada Transamazônica em Ruropólis



Por assessoria

A BR 230, a Transamazônica continua bloqueada a altura da Ponte Grande, em Rurópolis, por um grupo de cerca de 500 pessoas, em sua maioria agricultores locais, mas também participam lideranças de movimentos sociais e entidades ligadas ao meio rural.
O bloqueio teve inicio às 3 horas da manhã desta segunda, 19, e foi a maneira pela qual o movimento está chamando as autoridades para atender  sua pauta de reivindicações.

A obstrução da via é por tempo indeterminado até que sejam atendidas suas várias demandas sociais junto aos governos federal e estadual. “Estamos trancando este trecho e exigimos a presença de representantes dos governos para conversar conosco sobre nossa pauta aqui em Rurópolis ou em Itaituba”, afirmou Marciano Lira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rurópolis. 

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) está intermediando a ida de representantes governamentais para que possam ir hoje até Itaituba negociar a pauta dos manifestantes no que se refere à continuidade do programa federal Luz Para Todos e regularização fundiária.
Entenda o que o movimento está reivindicando:
recuperação de estradas vicinais;
retomada do programa Luz para Todos;
regularização fundiária;
retomada da regularização e demarcação de área;
asfaltamento da BR 230 de Rurópolis ao km 30;
políticas públicas que garantam a permanência do homem no campo;
segurança;
saúde;
saneamento básico e
educação voltada para o filho do agricultor.

A manifestação na BR 230 está coordenada por comissão formada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rurópolis; STTR de Itaituba; STTR de Trairão, STTR de Aveiro; Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Itaituba; CPT de Santarém; Movimento dos Atingidos pela Barragem, Comissão de Justiça e Paz; Rádio União Comunitária; Associação dos Moradores do Campo Verde; Associação de Agricultores das Vicinais Alto Alegre e Progresso/Rurópolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário