terça-feira, 20 de novembro de 2012

Manifesto na Transamazônica e Porto de Moz

Por assessoria

Com a intermediação dos deputado estadual Aírton Faleiro e federal Zé Geraldo (ambos do PT), o movimento que trancou a BR 230, Transamazônica, a altura da Ponte Grande, em Ruropolis, teve um dia intenso de diálogo com o governo federal ontem, 19.

No fim da tarde de segunda a BR 230 - em que já faz confluência com a BR 163 (Santarém-Cuiabá) - foi temporariamente desbloqueada diante do comprometimento da realização de uma reunião para tratar da retomada do programa federal Luz Para Todos na região. Esta reunião está marcada para esta quarta, 21, pela parte a manhã em Rurópolis, com a presença dos coordenadores do programa no Pará e do deputado Aírton Faleiro. E também da sinalização da realização de reunião de trabalho de representantes do movimento com quatro ministros, em Brasília no proximo dia 27, sob a coordenação do ministro Gilberto Carvalho, da Casa Civil da Presidência da República.

Segundo informações deste movimento a via voltou a ser bloqueada na manhã desta terça, até que o restante da pauta e a agenda de negociação seja atendida.

Porto de Moz

Faleiro recebeu solicitação na manhã, desta terça, 20, para cumprir a mesma missão de intermediador no trancamento do Rio Aquiqui (a altura da curva do S), dentro da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, situada em Porto de Moz.

O Bloqueio do rio teve inicio às 5 horas de hoje por moradores da resex, que reclamam da poluição que está sendo produzida no local pela empresa Isolux, responsável pela obra do linhão de Tucuruí (Manaus-Macapá).

Segundo informações do Comitê da Resex, para avançar em áreas mais alagadas a empresa vem colocando residuos de madeira, além de ter ocorrido recentemente, derramamento de óleo de uma das máquinas da obra.

Diante dessa situação os moradores exigema  fiscalização do órgão responsável, no caso o ICMbio.

Também estão sendo pedidas políticas públicas como acesso ao crédito, pelos moradores da Verde Para Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário