segunda-feira, 11 de junho de 2012

RIO+20:Desafios do Pará para a sustentabilidade em debate na Alepa

 

Texto: AscomDep Airton Faleiro
Fotos: Ózeas Santos

Representantes do governo estadual, de entidades civis e setor produtivo participaram nesta segunda-feira, 11, de uma sessão especial na Assembléia Legislativa para debater a pauta do Pará a ser levada à Rio+20, que inicia esta semana.   A sessão contou com o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Extraordinária para Coordenação dos Municípios Verdes, Kleber Ramos; o diretor do Pará Sustentável da Federação de Agricultura do Pará (Faepa), Guilherme Nissen; do representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Alcenir Monteiro; da representante do Conselho Nacional dos Extrativistas (CNS), Cristina Silva e da presidente da Cooperativa de Mulheres Extrativistas do Marajó, Edna Marajoara.

Não faltaram criticas, elogios, cobranças e sugestões na sessão que foi solicitada pelos deputados Airton Faleiro e Zé Maria (ambos do PT). Em seu pronunciamento Faleiro destacou o papel e a importância do Pará na discussão do debate do desenvolvimento sustentável. "Devemos estar unificados na Rio +20. O Pará cumpriu um papel nesse debate e ainda tem a cumprir. Estamos pactuados para o desmatamento zero e o estado vem reduzindo esse índice. O Pará caminha para ser o maior fornecedor de energia do Brasil e o impactos sócio ambientais ficam para nós. Hoje o Brasil tem um política de pagamento de serviço ambiental para beneficiar quem produz ecologicamente correto. Esse debate foi liderado pelo Pará.", enfatizou Faleiro, que  levantou a bandeira do Proambiente e do Programa de Pagamento de Serviços Ambientais, idéias que nasceram no campo e se tornaram programa federais. O parlamentar anunciou que irá apresentar a esta casa Projeto de Lei voltado para as carreiras  ambientais no Estado, nivelando a remuneração  dos profissionais que trabalham na área ambiental com as demais áreas.

O presidente da Alepa, deputado Manoel  Pioneiro (PSDB) informou que a representação do Poder Legislativo  na Rio +20 ficará a cargo dos deputados Gabriel Guerreiro (PV), Simone Morgado (PMDB) e Airton Faleiro.

Representando o Governo do Estado, o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Extraordinária para Coordenação dos Municípios Verdes, Kleber Ramos explicou que o objetivo do Programa é trabalhar uma mudança da produção que pressiona os recursos naturais para uma “produção verde”. “Acredito que o Municípios Verdes sairá fortalecido da Rio+20, com um conteúdo enriquecido e mais parcerias. Levaremos para o evento um modelo de gestão focado na gestão ambiental com a valorização da decisão local”, disse Kleber.

O diretor do Pará Sustentável da Faepa, Guilherme Nissen falou em sua apresentação sobre as riquezas do Pará e as diferenças sociais, ele ressaltou que o Pará tem 76% de seu território de área preservada. "Mostraremos na Rio +20 que o Pará é o estado que mais preserva e queremos que o governo estadual entenda que o estado também é feito de produtores" falou Nissen. 

Em nome da Fetraf, Alcenir Monteiro ressaltou a importância do debate do desenvolvimento sustentável e a nossa própria sobrevivência. E essa sobrevivência segundo Alcenir, passa, principalmente, pela mudança de postura da sociedade. “Em relação à preservação ambiental para mim não há outra alternativa que não seja a mudança de postura, da exploração do homem pelo homem. Com isso os setores sentem a necessidade da unificação na busca de soluções”, afirmou Alcenir.

Edna Marajoara, da Cooperativa de Mulheres Extrativistas do Marajó, fez críticas aos governos estadual e federal. "O Bolsa Verde está mais destinado às Resex e como fica a situação das populações das áreas de preservação permanente?" indagou Edna.
A representante do CNS, Cristina Silva enfatizou que o país precisa  compreender melhor sua biodiversidade. "Além de municípios verdes temos  que ter consciências verdes. Precisamos nos fazer aparecer e para isso temos que ter reconhecimento. Tem que ser ouvidas as vozes que vem de onde estão os problemas" disse Cristina.



Ao final da sessão foi encaminhado que os deputados que farão a representação na Rio+20,  assumam o compromisso de organizar um evento posterior com o objetivo de fazer um balanço do evento e socializar as informações. Também foi decidido que a Alepa levará à conferência um posicionamento da Casa para ser dialogado na Rio+20. Será apresentado o projeto de Lei, de autoria de Faleiro, que visa a reestruturação das carreiras ambientais no âmbito estadual, para equiparar a remuneração dos profissionais da área ambiental.  Também participaram da sessão os deputados Carlos Bordalo (PT), Alfredo Costa (PT), Edmílson Rodrigues (Psol) e Gabriel Guerreiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário