segunda-feira, 11 de junho de 2012

Desafios do Pará para a sustentabilidade estão sendo discutidas na Alepa

por assessoria

O presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro está agora presidindo a Sessão Especial sobre a Rio +20 que acontece no auditório João Batista. Antes o deputado Airton Faleiro estava presidindo a mesa. Pioneiro informou que a representação da Alepa na Rio +20 ficará a cargo dos deputados Gabriel Guerreiro, Simone Morgado e Airton Faleiro.

Representando o Governo do Estado, o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria Extraordinária para Coordenação dos Municípios Verdes, Kleber Ramos, fez uma explanação sobre a secretaria e seu trabalho. Kleber destacou o trabalho que está sendo implantado pelo órgão tendo como base para a sustentabilidade: regularização ambiental, regularização fundiária e gestão de áreas protegidas. 

O diretor do Pará Sustentável da Faepa, Guilherme Nissen falou em sua apresentação sobre as riquezas do Pará e as diferenças sociais, ele ressaltou que o Pará tem 76% de seu território de área preservada. "Mostraremos na Rio +20 que o pará é o estado que mais preserva e queremos que o governo estadual entenda que o estado também é feito de produtores" disse Nissen. 

Edna Marajoara, da Cooperativa de Mulheres Extrativistas do Marajó, fez críticas aos governos estadual e federal. "O Bolsa Verde está mais destinado às Resex e como fica a situação das populações  das áreas de preservação permanente?" indagou Edna.

A representante do CNS Cristina Silva enfatizou que o país precisa  compreender melhor sua biodiversidade. "Além de municípios verdes temos  que ter consciências verdes. Precisamos nos fazer aparecer e para isso temos que ter reconhecimento. Tem que ser ouvidas as vozes que vem de onde estão os problemas" disse Cristina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário