quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20, Xingu +23, bloqueio da Transamazônica e reunião sobre Luz Para Todos

Pronunciamento de hoje na Alepa:

Hoje, além do que está acontecendo no Rio de Janeiro, a Rio+20, outras ações em que a sociedade apresenta seus problemas e busca soluções também estãos sendo realizadas para aproveitrar a cupula mundial.

Aqui nossa principal pauta de debate é a usina hidrelétrica de Belo Monte.

Dentro dessa discussão nesta quarta-feira dois movimentos fazem ato em Altamira. Um dos movimentos é a continuidade do Grito da Terra no Pará, com o bloqueio nesta madrugada da via que dá acesso ao canteiro de obras da usina de Belo Monte. São agricultores familiares que estão forçando a Norte Energia a retomar o processo de negoiação das indenizações de propiedades atingidas pela obra. O grupo também pede a retomada das obras do contrato especial dos 10 municípios do entorno de Belo MOnte, que4 estão paralisadas por causa da situação em que se encontra a Celpa.

Sobre esse assunto hoje em Belém, a Celpa se reúne com Aneel, Eletrobrás e a juíza Filomena Buarque, que está a frente desse caso para discutir o destino do programa Luz Para Todos no estado. Essa é uma reunião muito importante pois a juíza pode aceitar ou não a petição para autorizar que o governo federal repasse os recursos  para o programa mesmo com a Celpa em recuperação judicial. Peço então, toda a atenção da juíza Filomena Buarque neste sentido, pois se não houver a aceitação deste pedido, inviabiliza a execução das obras do contrato especial em 2012, pois obra só se faz no verão.


E hoje também está em curso o Xingu+23. Evento que tem o propósito de mostrar para o restante do país e para o mundo o posicionamento da região sobre os impactos sócio-ambientais dos grandes empreendimentos. 


Por isso também considero importante a retomada da execuação do Luz Para Todos no estado, pois é inaceitável que o Pará, que caminha para ser o maior produtor de energia do país, fique sem as obras do contrato especial .


Sobre o bloqueio na vicinal 27, que dá acesso às obras de Belo Monte, peço a atenção dos representantes da Norte Energia para que se encaminhem para o local a fim de negociar a pauta com os agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário