quarta-feira, 13 de junho de 2012

Grito: Agricultores interditam via que dá acesso às obras de Belo Monte

A poucas horas da Rio+20 dois movimentos fazem atos para chamar a atenção para suas demandas e posição sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Nesta madrugada cerca de 700 agricultores ligados à Fetagri da Transamazônica e Xingu interditaram a vicinal 27, que dá acesso ao canteiro de obras da usina de Belo Monte. Eles reclamam que as indenizações das propriedades dos agricultores atingidas pela obra foram suspensas pela construtora responsável pelo empreendimento Norte Energia e que a empresa está entrando nessas propriedades de forma arbitrária, sem autorização dos proprietários.

O grupo manifestante também reclama que o contrato especial do programa Luz Para Todos, que iria atender os 10 municípios do entorno de Belo Monte foi suspenso diante a situação da Celpa (que está em recuperação judicial).

O movimento exige a vinda do representante da Norte Energia para retomar o processo de negociação sobre as indenizações e que o governo federal e a Celpa retomem urgente a execução do contrato especial.

Xingu +23 – Paralelo à Rio+20, inicia hoje o Xingu+23. O movimento aproveita a realização da cúpula mundial no Rio de Janeiro que começa hoje para chamar a atenção do Brasil do mundo para os impactos sócio ambientais nesta região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário